Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Muito tem sido feito quanto às possibilidades de transformação digital das atividades contábeis, mas resta perguntar: quais são as oportunidades para pequenos escritórios de contabilidade (PECs, ou SMPs, na sigla em inglês) e quanto eles já percorreram em suas jornadas digitais? Uma pesquisa concluída no início de 2022 examinou como e por que os PECs estão se tornando digitais e mostrou barreiras e benefícios dessa conversão.

As principais descobertas

  • Os PECs assumiram sua presença online e estão usando as mídias sociais. No entanto, muitos ainda têm um bom caminho a percorrer na jornada digital. 
  • Quanto maior o escritório, mais digitalmente avançado. Entre os desafios identificados, o maior deles é a adesão do cliente. Segundo a pesquisa, os clientes foram descritos como despreparados ou relutantes em fazer as coisas de maneira diferente. 
  • No entanto, os PECs mais capacitados digitalmente apontaram benefícios significativos em produtividade, flexibilidade e atratividade geral para novos contratados e para clientes em prospecção e retenção dos existentes. 

A pesquisa

A pesquisa, de autoria de Gail McEvoy, foi qualitativa, e os entrevistados foram divididos igualmente entre o Reino Unido e a Irlanda. Os participantes eram todos representantes de escritórios de pequeno e médio porte, com faturamento abaixo 1 milhão de euros  (85%), e 57% dos entrevistados eram donos de escritórios individuais.

Clique aqui para acessar a íntegra do artigo (em inglês).