Orçamento Familiar é tema de palestra do PVCC em Paiçandu

No dia 12 de fevereiro, o coordenador da Comissão Estadual do Projeto de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), Maurício Gilberto Cândido, ministrou a palestra "Educação Financeira - Orçamento Familiar" a funcionários da Lavanderia Cidade Verde, em Paiçandu (PR). A empresa convidou o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para realizar a palestra durante a sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPA).

“Como a cidade de Paiçandu fica ao lado de Maringá, onde moro, eu me prontifiquei a fazer a palestra” conta Maurício. “Tem sido cada vez mais comum as Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (CIPAs) nos contatarem para dar esta palestra para as empresas em suas SIPAs. O CRCPR considera isso uma oportunidade para levar a mais e mais gente informações importantes sobre consumismo, consumo responsável e a importância de economizar e controlar o orçamento familiar. É uma maneira de fazermos a nossa parte para melhorar a vida das famílias paranaenses”, explica.

Durante a palestra, os participantes recebem a cartilha “Orçamento Familiar – Finanças Organizadas, Sonhos Realizados”, produzida pelo CRCPR e distribuída gratuitamente. Em linguagem didática, o texto fala sobre as causas do descontrole do orçamento pessoal e familiar e apresenta sugestões para o equilíbrio das contas.

Também receberam planilhas de controle financeiro cujo preenchimento passo a passo foi explicado pelo palestrante, demonstrando como esta ferramenta possibilita à família ter maior controle dos seus gastos e evitar o endividamento.

“Falar em dinheiro não é fácil. Por isso foi preciso adaptar a linguagem técnica para explicar de modo simples como as famílias podem sair de dívidas e realizar sonhos, organizando o orçamento familiar. Não importa quanto é a renda, o importante é saber como administrar”, concluiu Maurício.