"Obrigações acessórias que afetarão as áreas fiscal e tributária em 2017" foram tema de palestra do CRCPR ao Vivo

Com 223 presentes, todos os mil links conectados e valendo três pontos para o Programa de Educação Profissional Continuada do CFC, a advogada Joyce Batista Neto Scoto realizou na manhã de hoje, no auditório do CRCPR em Curitiba, uma ampla abordagem das atualizações e obrigações acessórias que afetarão a área fiscal e tributária em 2017.

Joyce, que é pós-graduada em direito tributário empresarial, começo a palestra perguntando se alguém tinha visto, antes de sair de casa, as novidades publicadas hoje no Diário Oficial da União. A brincadeira "verdadeira", ilustrou o cenário com que o contabilista tem que conviver diáriamente em nosso país, lidando com um caminhão de obrigações que, não bastasse a quantidade, mudam todos os dias.

Em sua palestra, é analisou os layouts das obrigações acessórias federais recorrentes no dia a dia das empresas, as recentes alterações da legislação tributária federal, principalmente a lei que trata da alíquota da contribuição previdenciária sobre a receita bruta e da alíquota do IPI sobre bebidas quentes, o programa PRORELIT, entre outros aspectos. Confira abaixo a lista completa dos tópicos.

Na abertura, a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn, saudou os participantes informando que já estão disponíveis mais de 30 vídeos de palestras do CRCPR na página do Temas Contábeis em Debate.

A seguir, realizou a entrega das doações de alimentos dos contabilistas inscritos na modalidade presencial Márcio Calbente, representante da Comunidade Terapêutica Nova Jornada, de São José dos Pinhais, que presta assistência a dependentes químicos.

"Só de arroz nós consumimos mais de 400 kg por mês. Vocês não têm ideia de como estas doações são importantes para nós, pois muitas vezes a válvula de escape das pessoas em tratamento contra a dependência química é a comida", contou.

Quem quiser saber mais sobre o trabalho da instituição pode acessar a página da entidade no facebook: https://www.facebook.com/novajornadasjp.