Neste momento de combate ao novo coronavírus, voluntários e instituições têm se unindo para enfrentar e superar uma das maiores crises de saúde pública do mundo, ajudando pessoas em estado de vulnerabilidade social e grupos de risco. A distribuição de alimentos e doação de produtos de higiene pessoal são algumas das ações solidárias que se espalham pelo país. O Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) reforça a importância da solidariedade em momentos de crise. "É importante que estejamos atentos para setores e grupos que precisam de doações e estão ficando desabastecidos devido ao impacto das ações de prevenção ao corona vírus. Precisamos continuar contribuindo!", explicou Francisco Savi, coordenador do PVCC no Paraná e conselheiro suplente do CRCPR.

No Paraná, as doações estão sendo coordenadas pela Defesa Civil, que organiza o que é recebido e distribui entre órgãos e instituições sociais. A população também pode doar diretamente às entidades através do aplicativo Paraná Solidário. O site http://www.coronavirus.pr.gov.br ganhou um campo específico para quem quer ajudar, seja por meio de doações ou voluntariado. Os itens de maior necessidade são álcool, luvas e máscaras, além de cestas básicas. Os produtos podem ser entregues nos quartéis do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar. Os cadastros para doações e voluntariado podem ser feitos pelo link http://www.defesacivil.pr.gov.br/Pagina/Cadastro-geral-de-voluntario ou pelos telefones 199 e (41) 3281-2532. Para saber mais, clique aqui

Além disto, lançada no dia 18 de maio pelo Governo do Estado, a campanha Cesta Solidária Paraná busca arrecadar alimentos que serão distribuídos em diferentes cidades do Estado. As doações serão recebidas por meio do sistema de drive-thru até o dia 23 de maio. Além do Palácio Iguaçu, em Curitiba, há postos de coleta em Londrina, Maringá, Matinhos, Paranaguá, Cascavel, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Jacarezinho, Francisco Beltrão, Pato Branco e Umuarama. Para saber mais, clique aqui!

O coordenador do PVCC relembra também que um dos setores que está enfrentando dificuldades são os bancos de sangue. "A Secretaria da Saúde do Paraná tem alertado para a redução nos estoques de sangue e tomado diversas precauções para dar continuidade às coletas, garantindo à saúde dos doadores, como por exemplo o agendamento da doação", explicou Savi. Para saber mais, clique aqui

PVCC

O CRCPR fomenta o PVCC no estado, no qual tem mais de 500 voluntários cadastrados. Criado há mais de dez anos pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o programa visa sensibilizar os contabilistas sobre a importância das ações voluntárias para construção de uma sociedade mais solidária e justa. "Neste momento, estamos trabalhando para adequar nossos cronogramas e ações à nova realidade econômica e de distanciamento social. O objetivo é dar continuidade a ações de conscientização sobre assuntos como destinação do Imposto de Renda e educação financeira", explicou Savi, coordenador da Comissão.

Em nova Portaria 034/2020, de 29 de abril, a Comissão Estadual do CRCPR para desenvolvimento e acompanhamento do PVCC no Paraná teve alteração em seu quadro e passou a contar com mais integrantes. Além do coordenador, a comissão é composta atualmente pelos membros Denise Maria de Oliveira (conselheira e vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR), Alex Caetano de Paiva, Allan Lukas Jukovski, Andressa Cordoni Savi, Claudia Pareja, Jessica Harumi Dallagrana, Leonardo Biasi Locatelli, Lia Nogar, Marcia Regina Cordoni Savi, Simone Vanni Soares e a funcionária do CRCPR, Vera Alice Rempel.

Algumas das frentes que o PVCC atua são: orientação aos clientes dos contadores sobre a possibilidade de destinar parte do Imposto de Renda devido ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUNCRIANÇA) de seu município e Estado; apoio a Organizações da Sociedade Civil para a transparência na prestação de contas; gestão de convênios de pastorais e melhoria da gestão de organizações assistenciais, especialmente nas áreas financeira, contábil e patrimonial; o projeto Rede Nacional de Cidadania Fiscal, em parceria com o Observatório Social do Brasil e o Instituto Social Íris; e ações localizadas de voluntariado em políticas sociais e comunitárias. Além disto, no ano passado, mais de 288 pessoas foram impactadas em diversas palestras voltadas à educação financeira e ao orçamento familiar em vários municípios do Paraná.