O IFRS impõe profundas mudanças na contabilidade das empresas
Desde 2010, todas as empresas no Brasil estão obrigadas a adotar o novo padrão contábil já convergido às normas internacionais. Isso vale para micro, pequenas, médias, grandes empresas e ainda entidades do terceiro setor. As mudanças foram tantas que a própria Receita Federal levou vários anos para se pronunciar sobre como tais normas deveriam ser tratadas na questão tributária.
Recentemente com a promulgação da Lei nº 12.973/2014 se consolidou de forma definitiva, por parte do fisco, o tratamento a ser dado em relação às normas internacionais, as IFRS. Esta lei exige muito cuidado e atenção por parte dos profissionais da contabilidade, pois ocorreram profundas mudanças na maneira de contabilizar, especialmente quanto ao valor justo, impairment, arrendamento mercantil, depreciação, base de cálculo do IRPJ e CSLL, PIS e COFINS, apresentação do lalur, onde uma contabilização incorreta pode levar a sérias consequências na área tributária. Por outro lado, o Conselho Federal de Contabilidade, exigiu através do CTG 1000, a adoção plena das novas normas contábeis a partir de 2013.
Treinamento O treinamento “IFRS AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS NA PRÁTICA”, desenvolvido pelo SESCAP-PR, foi elaborado levando em conta os aspectos contábeis e tributários de maneira prática, onde as situações específicas são apresentadas com exemplos práticos e principalmente com 41 exercícios que serão realizados pelos participantes e resolvidos pelo palestrante em sala de aula, visando fixar melhor cada assunto abordado. O treinamento abrange microempresas, empresas de pequeno porte, pequenas e médias empresas e ainda as entidades sem finalidade de lucros da iniciativa privada.
Instrutor O professor Laudelino Jochem, que ministra o treinamento, é considerado um dos maiores especialistas sobre o assunto, principalmente pela maneira prática como aborda os temas. Possui 12 livros escritos e já realizou mais de 300 treinamentos sobre as novas normas contábeis no Brasil.
Inscreva-se A capacitação será realizada nos dias 12 e 29 de agosto e 12 e 22 de setembro, em quatro encontros de 8 horas, no auditório do SESCAP-PR, Rua Marechal Deodoro, 500 – 15º. Andar, em Curitiba/PR.