Após ministrar a animada palestra de abertura do Fórum da Mulher Contabilista do Paraná, evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) e pelo Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont) na última sexta-feira (15), em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a empresária Marta Giove falou com exclusividade ao CRCPR Online sobre marketing digital para empresas contábeis, tema da sua apresentação. Marta é sócia do Grupo DPG, desde 2004, graduada em Empreendedorismo pela Fundação Getúlio Vargas - FGV, e tem como foco de atuação ajudar escritórios contábeis e jurídicos no planejamento de marketing, gerando resultados efetivos.

Forum Mulher Contabilista 15-03 (27).JPG

CRCPR Online: Qual é a maior dificuldade dos empresários contábeis quando eles percebem que precisam começar a investir em marketing?

Marta Giove: A maior dificuldade é que eles não sabem por onde começar. E depois, vem a questão dos afazeres do dia a dia, eles estão sempre tão envolvidos no operacional, que ficam perdidos sobre como fazer isso, como colocar em prática, qual caminho seguir, não entendem muito o [marketing] digital, porque eles estão com demandas muito grandes. Eles também não se veem muito como empresários, mas como profissionais contábeis. A primeira coisa que é necessário fazer é quebrar a crença de que “eu não sou empresário”. Quebrar essa crença é o primeiro passo para seguir os caminhos do marketing digital.

CRCPR Online: Quais são os principais erros dos empresários contábeis que começam a se aventurar no marketing digital?

M.G.: Não conhecer o público, falar sobre si mesmo e não sobre o seu público, postar qualquer tipo de conteúdo... Isso faz com que as pessoas se afastem muito. Elas não gostam de ouvir sobre as outras. Elas querem falar sobre si mesmas. O empresário que entende esse insight de que o grande negócio é falar sobre o outro, essa é a grande pegada. Então, o erro maior que eu vejo é o empresário quer falar sobre si mesmo, sobre o que ele faz, sobre a sua empresa. E não é isso que as pessoas querem saber.

CRCPR Online: Nas redes sociais, é mais indicado o empresário usar o seu próprio perfil ou ter um perfil da empresa para alavancar o seu negócio?

M.G.: Os dois. Um alimenta o outro. Eu compartilho coisas que eu faço no perfil da empresa e coisas da empresa no meu perfil. Por exemplo: meu cliente está em um evento hoje. Ele compartilha no perfil pessoal e na página da empresa. O cliente dele vê e fala: “Nossa, que legal! O meu contador se capacita, o meu contador está preocupado em aprender as coisas para me ajudar!”

CRCPR Online: Como o marketing digital está acessível para qualquer pessoa, o empresário iniciante fica naquela dúvida se faz tudo por conta própria ou contrata uma assessoria. O que ele ganha contratando um serviço profissional?

M.G.: Ele pode iniciar por conta própria, com pequenas estratégias, por exemplo, no Instagram, no Facebook, mas tem que contratar uma agência ou uma assessoria para poder focar no core dele, ou seja Contabilidade, atender e entender os clientes dele, se preocupar com seu próprio negócio. Essa assessoria profissional vai ajudá-lo a traçar as melhores estratégias. Mas ele precisa aprender um pouco sobre o marketing, para acompanhar de perto o que a agência está fazendo, porque quem entende do seu negócio é ele. O empresário contábil não vai desenvolver o site, criar as imagens, mas ele tem que dizer o que precisa ser comunicado para o seu público.

CRCPR Online: O marketing digital profissional é acessível para o pequeno empresário?

M.G.: Muito, superacessível. No nosso mercado, 80% das empresas de contabilidade é composto de pequenos escritórios, que têm de um a cinco funcionários e fatura até 40 mil reais por mês. Esse é o cenário hoje e o foco da nossa empresa. A gente faz coisas que sozinho ele não teria como fazer, mas o básico, que é o site, a criação e manutenção das redes sociais, ele consegue contratar por um preço “mega-acessível”.