O contador Claudio Luiz Brunetto é o novo vice-presidente de Controle Interno do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para a gestão 2024-2025. Os vice-presidentes exercem atividade honorífica (não remunerada) e são eleitos pelo Plenário, entre os conselheiros ativos na Casa, para mandatos de dois anos.

De acordo com o Regimento Interno do CRCPR, a Câmara de Controle Interno tem a atribuição de examinar as demonstrações das receitas arrecadadas, os comprovantes de despesas e a prestação de contas da entidade; controlar o recebimento de legados, doações e subvenções; fiscalizar a Tesouraria e a Contabilidade; e emitir pareceres sobre as demonstrações contábeis, o relatório de gestão, a proposta orçamentária, as subvenções, os processos de licitação e os pedidos de abertura de créditos especiais e suplementares.

Também compete à Câmara examinar os pedidos de isenções, remissões e baixas de anuidades e multas, bem como acompanhar o funcionamento do Portal da Transparência, da gestão de riscos e de compliance, dos procedimentos estabelecidos na política de qualidade, o cumprimento das metas e indicadores e a fiscalização de contratos e convênios.

Nesta entrevista, Claudio Luiz Brunetto conta um pouco da sua trajetória profissional e fala sobre seus planos e expectativas quanto ao trabalho à frente da Câmara de Controle Interno do CRCPR.

CRCPR Online:  Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

Claudio Luiz Brunetto (CLB): Fui professor universitário por nove anos, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) e, desde o início da minha carreira profissional, participo de entidades vinculadas ao setor contábil e empresarial. Fui membro de diretorias do Sindicato dos Contabilistas de Cascavel (Sincovel), do Sescap, da Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) e da Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná (Caciopar); além de membro da Comissão de Precificação dos Serviços Contábeis (Copsec) e do Conselho Superior e Fiscal da Federação da Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap). E, agora, é um orgulho muito grande ser conselheiro do CRCPR e vice-presidente de Controle Interno da entidade. Como profissional da área, é o reconhecimento de todo o empenho e dedicação ao longo dos anos.

CRCPR Online: Qual é a sua visão em relação ao papel desempenhado pelo CRCPR junto à profissão contábil no estado?

CLB: O CRCPR tem o papel fundamental de regulamentar e fiscalizar, fazendo com que os profissionais estejam aptos e possam desempenhar seu trabalho com ética, zelo e disciplina. Especificamente nos últimos anos, principalmente com o advento da Educação Profissional Continuada, o CRCPR tem procurado disponibilizar aos profissionais diversos cursos, palestras e eventos que melhor os qualifiquem, fazendo com que estejam ainda mais preparados para o mercado de trabalho.

CRCPR Online: Como se sente ao assumir a vice-presidência de Controle Interno? Quais são suas expectativas e objetivos para liderar essa Câmara?

CLB: Como já mencionei anteriormente, sinto-me muito orgulhoso de conseguir chegar a uma vice-presidência. É o reconhecimento pelos bons serviços prestados em prol da classe contábil ao longo dos anos. Em minha trajetória, também atuei como auditor, o que me dá a segurança para poder desempenhar um bom trabalho à frente da Câmara de Controle Interno, visto que, muito daquilo que compreende tais atividades está vinculado às atividades de Auditoria. Trata-se de verificar se as atividades do CRCPR estão sendo feitas de maneira correta, principalmente no cumprimento dos orçamentos, de licitações, de contratações e de Balanços Contábeis. As expectativas são as melhores possíveis, haja vista que a entidade possui um quadro de pessoal muito qualificado, que desempenha as atividades com muito comprometimento e credibilidade. A transparência na geração de informações seguras é nosso grande objetivo.

CRCPR Online: Quais são seus anseios e perspectivas para a comunidade contábil durante o seu mandato?

CLB: O CRCPR é o protetor da nossa profissão, é ele que cuida para que os profissionais sejam cada vez mais éticos, disciplinados e competentes, e, para tanto, tem proporcionado muita qualificação técnica, tem sido incisivo nas fiscalizações, punindo e afastando aqueles que agem de forma desonesta. Isso tem trazido muita credibilidade profissional, desenvolvendo cada vez mais profissionais geradores de informações úteis para a tomada de decisões no meio empresarial. Nós, contadores, não queremos ser apenas geradores de dados ao fisco. Nosso papel é muito maior que isso. Atualmente, sinto-me uma pessoa realizada na profissão que escolhi. Espero poder corresponder da melhor forma possível às minhas obrigações perante a Câmara de Controle Interno. Vontade não me falta.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.