Em Reunião Plenária Extraordinária, na manhã de 3 de janeiro, assinaram os termos de posse os nove conselheiros
efetivos integrantes da Chapa 1, eleita pela classe contábil paranaense, para mandato pelo período 2024-2027, na votação eletrônica ocorrida no dia 13 de novembro
de 2023, que promoveu a renovação de 1/3 do Plenário da autarquia. São eles: Alberto Barbosa (Campo Mourão), Carolina Araujo dos Santos Feijó (Curitiba), Eunice Maria Cavali Duarte (Pato Branco), Everson Luiz Breda Carlin (S. José dos Pinhais), Glicério Rampazzo (Maringá), Júlio Ricardo Morona (Curitiba), Michel Gulin Melhem (Curitiba), Nelinho Kukla (União da Vitória) e Rosemere Kiyomi Hayashi (Foz do Iguaçu). Tomaram posse ainda três, dos nove conselheiros suplentes integrantes da chapa eleita em novembro: Adir Gnoatto (Curitiba), Indiara Barbosa (Curitiba) e Izabel Aparecida Kulak (Guarapuava).
Na sequência, o colegiado, formado pelos nove conselheiros efetivos empossados, mais os 18 conselheiros dos dois terços remanescentes (mandato 2022-2025), elegeu o Conselho Diretor que estará à frente da gestão do CRCPR no biênio 2024-2025. A sessão foi conduzida pela Comissão Eleitoral, presidida pelo conselheiro Luiz Fernando Ferraz e formada pelos conselheiros César Alberto Ponte Dura, Gisele Martins Machioski e Rafael Benjamin Cargnin Filho. Houve apenas uma chapa inscrita, eleita por unanimidade.
O presidente eleito, Everson Luiz Breda Carlin, e o novo vice-presidente de Administração e Finanças, Jefferson Paulo Martins, homenagearam o ex-presidente Laudelino Jochem ao final da apuração dos votos.
Conselho Diretor 2024-2025
O contador Everson Luiz Breda Carlin, que na gestão 2022-2023 atuou como vice-presidente de Administração e Finanças, foi eleito presidente pelo Plenário, para o biênio 2024-2025. Nas eleições dos CRCs de novembro último, ele encabeçou a Chapa 1, eleita pela classe contábil do Paraná com 84,32% dos votos. A votação expressiva denota o reconhecimento à atuação do CRCPR pela valorização da profissão. Ao eleger Carlin para ocupar a presidência da entidade, os conselheiros ratificaram o desejo de continuidade expressado pelos profissionais da contabilidade do Paraná nas urnas.
A Vice-Presidência de Administração e Finanças será exercida no biênio pelo conselheiro Jefferson Paulo Martins, que vem de dois mandatos à frente das Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina. Estas passam a ser comandadas pelo conselheiro Michel Melhem, que entrega a Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional nas mãos de nada menos que o ex-presidente do CRCPR no período de 2020 a 2023, Laudelino Jochem.
A conselheira Ariane Yumi de Almeida Rocha, que atuou como coordenadora geral das Comissões Temáticas no biênio 2022-2023, estreia no Conselho Diretor ocupando a Vice-Presidência de Registro. Já a conselheira Eva Schran de Lima assume a Vice-Presidência de Relações Sociais. A renovação do Conselho Diretor se completa com o conselheiro Cláudio Luiz Brunetto na Vice-Presidência de Controle Interno, e o conselheiro Danilo Alves Grani na Vice-Presidência de Desenvolvimento Regional.
Também foram eleitos os integrantes das Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina; Registro; Desenvolvimento Profissional; Controle Interno; Desenvolvimento Regional; Relações Sociais; e Administração e Finanças.
A nova composição do Conselho Diretor é marcada pelo aumento da participação feminina, com dois assentos. Além disso, pela primeira vez o grupo conta com a participação de um representante dos profissionais da contabilidade do Litoral do Paraná, o conselheiro Danilo Alves Grani.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.