Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O contador Jefferson Paulo Martins é o novo vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) para a gestão 2024-2025. Os vice-presidentes exercem atividade honorífica (não remunerada) e são eleitos pelo Plenário, entre os conselheiros ativos na Casa, para mandatos de dois anos.

De acordo com o Regimento Interno do CRCPR, a Câmara de Administração e Finanças tem a atribuição de acompanhar a gestão administrativa, operacional, orçamentária e a execução do plano de trabalho. Além disso, é responsável por supervisionar a elaboração da proposta orçamentária, das demonstrações contábeis, da prestação de contas e do relatório de gestão. Suas atividades incluem ainda o acompanhamento das despesas e a gestão financeira do órgão. Competem ainda a essa câmara as questões relacionadas a  recursos humanos e gestão patrimonial. No âmbito da gestão de receitas, a Câmara tem a atribuição de se manifestar quanto a pedidos de isenções, remissões e baixas de anuidades e multas, submetendo as decisões à homologação do Conselho Diretor e do Plenário.

Também é de sua competência formular, propor, avaliar e coordenar a implementação e o acompanhamento de ações e políticas voltadas às iniciativas tecnológicas e inovadoras para o CRCPR, bem como analisar as atividades e recorrências da Ouvidoria e propor as medidas apropriadas. Por fim, encontram-se sob sua responsabilidade as ações desenvolvidas pela área de Governança, Riscos, Compliance, Qualidade e LGPD.  Além de coordenar essas atividades, cabe ao vice-presidente de Administração e Finanças substituir o presidente em suas ausências ou impedimentos, auxiliá-lo em suas inúmeras incumbências, e ajudá-lo na condução das reuniões plenárias. 

Nesta entrevista, Jefferson Paulo Martins, que anteriormente exerceu a vice-presidência de Fiscalização, Ética e Disciplina, conta um pouco da sua trajetória profissional e fala sobre seus planos e expectativas quanto ao trabalho à frente da Câmara de Administração e Finanças no CRCPR.

CRCPR Online:  Poderia nos contar um pouco da sua trajetória profissional e envolvimento com o CRCPR?

Jefferson Paulo Martins (JPM): Minha primeira função junto à entidade foi como delegado representante na região de Toledo. Há seis anos atrás, me tornei conselheiro, ou seja, estou no meio do meu segundo mandato, já que a duração de cada mandato de conselheiro é de quatro anos. Posteriormente, passei a exercer a função de vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, e agora, assumo a vice-presidência de Administração e Finanças. Ao longo de minha carreira, sempre mantive uma participação ativa em outras entidades contábeis. Fui presidente do Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade de Toledo e Região (Sincoeste) e desempenhei o papel de diretor regional do SESCAP. Desde 1995, mantenho meu próprio escritório contábil na região. Além disso, há quase duas décadas tenho a honra de ser professor universitário na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). 

CRCPR Online: Qual é a sua visão em relação ao papel desempenhado pelo CRCPR junto à profissão contábil no estado?

"Além das atividades finalísticas fundamentais, como registro, fiscalização e desenvolvimento profissional, observo que as ações do Conselho têm um direcionamento claro para a valorização, tanto do profissional quanto da profissão contábil. Ressalto também que, no âmbito acadêmico, uma das nossas prioridades é estar atentos à qualidade da formação da mão de obra futura. De toda forma, o contador é nossa peça-chave e buscamos promover a troca constante, compartilhar conhecimento e oferecer orientação, reconhecendo a importância vital desses elementos para o avanço e aprimoramento contínuo da nossa comunidade contábil", disse Jefferson Paulo Martins.

CRCPR Online: Como se sente ao assumir a vice-presidência de Administração e Finanças? Quais são suas expectativas e objetivos para liderar essa Câmara?

JPM: Assumir a vice-presidência implica uma significativa responsabilidade, da mesma forma que ocorreu nas Câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina. Dentro do CRCPR, estamos constantemente em busca de crescimento, e apenas aqueles profundamente envolvidos compreendem a complexidade das informações e regras que devemos observar. Às vezes, como profissionais externos ao conselho, nossa percepção pode ser distorcida em relação ao que é efetivamente realizado ou permitido. No entanto, existe um conjunto de normas a ser seguido. Além de apresentar trabalhos e projetos, é crucial que tomemos decisões com responsabilidade, uma vez que estamos sob fiscalização, tanto dos tribunais de contas quanto dos profissionais da contabilidade. Quanto aos objetivos, temos projetos em andamento, que serão lançados progressivamente. Atualmente, estamos tratando de questões relacionadas às nossas sedes administrativas e aos funcionários. Essas dinâmicas fazem parte da nossa estrutura atual como conselho, incluindo ações voltadas para responsabilidade, governança e LGPD. Todas essas responsabilidades administrativas estão dentro do nosso escopo de atuação. Nosso objetivo principal, portanto, é preservar a integridade financeira do conselho, viabilizando os investimentos necessários de forma responsável, sempre cuidando do dinheiro das anuidades pagas pelos profissionais da contabilidade.

CRCPR Online: Quais são seus anseios e perspectivas para a comunidade contábil durante o seu mandato?

JPM: No CRCPR, nosso foco permanente é o profissionalismo, e estamos sempre à disposição para fornecer orientações, esclarecer dúvidas e estimular diálogos construtivos. Somos uma classe unida, e é essencial que trabalhemos em conjunto. Uma das nossas metas como conselho é fortalecer nossos laços com outras entidades, como a Federação dos Contabilistas do Paraná (Fecopar), sindicatos laborais e patronais, e associações de contabilistas em todo o estado. Estamos abertos a colaborar em projetos conjuntos em prol de nossa comunidade contábil.




Reprodução permitida, desde que citada a fonte.