O contador Dionísio Olicshevis recebe a Comenda de São Mateus

Distinção criada pela Academia de Ciências Contábeis do Paraná para homenagear personalidades que se destacam na área contábil, a Comenda de São Mateus foi entregue ao contador Dionísio Olicshevis, curitibano com vasta atuação profissional, professor de Contabilidade e Auditoria por pelo menos duas décadas, na FAE Business School, palestrante em eventos da classe; e, além disso, advogado e militante em diversas instituições e projetos sociais.

Acadêmico Mário Elmir Berti, Dionísio Olicshevis, Luiz Carlos de Souza (presidente da academia) e Luciana, esposa do homenageado.

Da solenidade, no plenário do Conselho Regional de Contabilidade, nessa terça-feira, 27 de setembro, participaram acadêmicos, familiares e convidados: Divanzir Chiminacio (presidente da Federação dos Contabilistas do Paraná), Claudiomiro Rodrigues ( Ocepar), Luiz Carlos Gomes dos Santos (FAE), Erilton Nunes Costa (Rotary), Moacir Pozobon (CRCPR), Denise Maria de Oliveira (IPMCont), Armando Lira (Microtiba), entre outros.

São Mateus - explicou o presidente da academia, Luiz Carlos de Souza - é o padroeiro da classe contábil e, desde que foi criada, a comenda que leva seu nome já foi concedida pela ACCPR a Sérgio de Iudícibus, professor da Universidade de São Paulo; Pedro Stainer Sobrinho, professor da Universidade Federal do Paraná; Maria Clara Cavalcante Bugarim, professora, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis e ex-presidente do CFC; Waldemar Ponte Dura, ex- conselheiro do CFC representando o Paraná; e aos acadêmicos Orlando Rodrigues Teixeira, Ranoel de Souza Ribeiro, Edilton José da Rocha e Elyodi Werneck Andrade.

O homenageado

Constituído em sociedade com amigos, o escritório de contabilidade de Dionísio Olicshevis - Assepar - chegou a ter 800 clientes. Credenciado pela Organização das Cooperativas Brasileiras, ele teve intensa atuação em sociedades cooperativas, nos estados do Paraná, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Distrito Federal. Muitos de seus trabalhos na área ganharam destaque nacional. Participou da concepção e estruturação da ADEMILAR - ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS S/A, e da reestruturação do grupo IRMÃOS THÁ S/A, em 2001. No magistério, foi professor de Contabilidade e de Auditoria na Faculdade de Administração e Economia - FAE, formando centenas de alunos. Foi orientador em vários cursos de especialização em Contabilidade, Auditoria, Direito Tributário e Cooperativismo. Atou em diversos congressos e convenções como palestrante, orientador, instrutor. Tem trabalhado também nas áreas de Direito Administrativo, em pareceres sobre processos licitatórios e autorizações especiais; Direito do Trabalho, em processos de empregados; Direito Tributário, em aspectos que envolvem especialmente a incidência ou não do ISS na prestação de serviços por entidades do setor público; Direito Internacional, em ações relativas a ajustes em convênios internacionais. Merecem destaque ainda suas participações voluntárias, como coordenador do Curso Intensivo Vivencial de Casamento, presidente e atualmente membro do Conselho de Administração da Educare - Educação, Trabalho e Cidadania, entidade sem fins lucrativos que promove a colocação de estagiários em empresa, mediante a concessão de bolsas; rotariano há mais de 20 anos, governador no período de 2000/2001 do Rotary Internacional Distrito 4730; membro da Loja Maçônica Fraternidade Paranaense nº 5 das Grandes Lojas do Paraná.

"Este é um breve currículo familiar e profissional, pontuado por uma vida traçada com a régua e o esquadro, talhada na escola da virtude e dos bons costumes", disse o acadêmico Mário Elmir Berti.

Dionísio, com os acadêmicos presentes à solenidade.