Novos servidores da Jucepar participam de treinamento em Curitiba

Os 53 novos servidores da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) iniciaram oficialmente suas atividades na autarquia nesta quinta-feira (5). Eles foram recepcionados no prédio que abrigará o Centro de Documentação do órgão pelo secretário da Administração e da Previdência, Fernando Ghignone, e pelo presidente da Jucepar, Ardisson Akel.

Com o intuito de prepará-los para as funções que serão desempenhadas, a equipe da Jucepar iniciou um treinamento, reforçando o papel estratégico que a entidade desempenha. "Recebemos o desafio de diminuir as burocracias para abrir ou fechar uma empresa no Paraná e, desde então, transformamos a Jucepar na porta única de entrada dos registros empresariais no Estado, sendo a integradora estadual de todos os órgãos reguladores e licenciadores das empresas paranaenses", explicou Akel, durante a recepção.

Segundo ele, ao mesmo tempo em que isso agilizou os processos - antes uma empresa chegava a demorar mais de um mês para ser aberta e hoje o registro é feito em até cinco dias úteis -, o quadro funcional ficou sobrecarregado. "A equipe da Junta sempre foi enxuta e polivalente. Pela primeira vez em 125 anos de história foi realizado um concurso público para o quadro funcional próprio da Jucepar. Estamos animados com a melhoria de nossos serviços", salientou.

AJUSTE - Para o secretário da Administração e da Previdência, Fernando Ghignone, a realização do concurso público só foi possível graças às medidas de ajuste fiscais adotadas pelo governador Beto Richa. "Isso fez com que hoje o Paraná seja um estado diferente dos demais. Tem suas contas em dia, está com obras, todas as empresas passaram a se oxigenar e a se desenvolver", afirmou.

O secretário ressaltou o trabalho que a Junta Comercial tem feito nos últimos anos, facilitando a vida de empresários de Curitiba e do interior. "Hoje, essa instituição centenária e tão importante para o desenvolvimento do Paraná ganha um reforço que vai fazer a diferença", salientou. "Estamos vivendo um momento virtuoso de trazer para dentro do Estado do Paraná gente jovem como esses que hoje aqui estão chegando."

TREINAMENTO - Os novos servidores ficam em treinamento até a semana corrente e, em seguida, começam a atuar em vários setores: Relatoria de Processos, Procuradoria, atendimento do SAC e Análise de Processos, além de dar apoio e suporte aos 65 escritórios regionais do Estado.

Durante o treinamento, os servidores conhecerão os procedimentos, processos e serviços prestados pelo órgão, além de aprender, em detalhes, o funcionamento do Empresa Fácil Paraná, coordenado pela Junta Comercial e que reúne, em uma única plataforma, os sistemas de diferentes órgãos reguladores e licenciadores de empresas do Paraná.

Esse sistema simplificou a abertura, alteração ou fechamento de empresa no Estado. Atualmente, estão integrados à Junta Comercial 213 prefeituras, além da Receita Federal, Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente e a OAB-PR.

Fonte: Jucepar
Fotos: Evandro Fadel/SEAP