Novos escritórios em Curitiba recebem visita do Primeiros Passos

Lançado em maio 2012 pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) como uma estratégia de investimento no profissional do futuro, o projeto Primeiros Passos já foi apresentado a grande número de estudantes de Ciências Contábeis e novos escritórios de contabilidade em todo o estado, levando a estes públicos importantes orientações sobre valorização e postura profissional, ética, atualização, participação nas entidades, programas e eventos direcionados à classe, entre outras.

A iniciativa tem sido recebida com entusiasmo pelos participantes, já que os temas abordados durante as visitas fornecem informações importantes para que possam obter recursos para vencer os permanentes desafios da profissão, em decorrência das frequentes mudanças tecnológicas, tributárias, econômicas, sociais e legais a que estão sujeitos os processos contábeis no país.

Novo, porém experiente

A visita do inspetor fiscal Iran Luiz Cordeiro ao escritório do contabilista José dos Santos, no Sítio Cercado, no dia 9 de dezembro, foi um pouco diferente do habitual: aos 60 anos, Santos não é exatamente um estreante na área. Sua experiência com a contabilidade começou há muito tempo, em 1976, quando deixou sua cidade natal, Moreira Sales, no interior do estado, em busca de melhores oportunidades na capital. “Comecei minha vida contábil numa transportadora, primeiramente exercendo a função de operador contábil, trabalhando numa máquina Ascota. Foi aí que iniciei o aprendizado na contabilidade”, contou. Com o passar do tempo, a experiência adquirida em várias funções desempenhadas na área permitiu-lhe evoluir profissionalmente, tendo chegado a exercer o cargo de contador em uma grande empresa e, posteriormente, tornado-se sócio de um escritório contábil que ainda hoje continua em atividade, onde exerceu a profissão por 16 anos. Inquieto, decidiu há alguns poucos anos fazer um curso técnico e, posteriormente, foi aprovado no Exame de Suficiência. “Hoje tenho o grande prazer de dizer que sou técnico em contabilidade”, orgulha-se.

Mudança de carreira

Outra visita do mês de dezembro, realizada no dia 10 pelo inspetor fiscal Iran Luiz Cordeiro, foi a um profissional em fase de mudança de rumos profissionais. Formado em Ciências Contábeis, André da Silva Bonete relatou que está enfrentando algumas dificuldades, pois decidiu abrir seu escritório, no bairro do Cajuru, mesmo sem ter muita experiência. Segundo ele, os conhecimentos adquiridos na faculdade e nos vários cursos do CRCPR dos quais participou ao longo deste ano têm sido importantes para que conheça as leis e regulamentações a serem seguidas, mas não abordam as rotinas contábeis básicas. Por isso sugere que o CRCPR invista em práticos, focados em processos contábeis: “Sabemos que nas faculdades isso não é ensinado. Minha esposa está fazendo [Ciências] Contábeis numa instituição diferente [da que cursei] e permanece com o mesmo problema”, relatou.

Durante visitas agendadas, sem caráter fiscalizatório, os novos empresários do ramo contábil são orientados pelos fiscais do Conselho sobre as atividades básicas de um escritório e sobre o papel, o funcionamento e as atividades do CRCPR, sobre os serviços disponíveis no site da entidade, bem como sobre a dinâmica de funcionamento do Sistema CFC/CRCs – formado pelo Conselho Federal e 27 conselhos regionais.