Novos delegados do CRCPR tomam posse

Na tarde da última sexta-feira, 16 de março, 14 novos delegados do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) tomaram posse a fim de representar o órgão em suas respectivas localidades. Eles foram empossados pelo presidente Marcos Rigoni em cerimônia que aconteceu na sede do CRCPR, em Curitiba; ainda durante a solenidade, os delegados cujos mandatos se encerraram em dezembro de 2017 receberam homenagens pelos serviços prestados à classe contábil do Paraná durante o período em que estiveram à frente das delegacias do interior do Estado.

O presidente iniciou a solenidade destacando a importância do trabalho dos delegados para o CRCPR. “Quero agradecê-los pelo empenho e dedicação constantes. Vocês constituem o Conselho e sei que os nossos resultados não seriam os mesmos sem o seu esforço. Desejo muito sucesso aos colegas que chegam e coloco o CRCPR à disposição para ajudá-los a continuar fortalecendo a nossa classe”, disse. Após a assinatura dos termos de posse dos novos delegados, o presidente entregou aos que deixaram o cargo termo de reconhecimento e gratidão pelo período em que se dedicaram à classe contábil.

Após a solenidade, os novos delegados assistiram a uma breve apresentação sobre a atuação do Conselho. A vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina, Elizangela de Paula Kuhn, ministrou sobre a importância da contabilidade exercida com ética e enfatizou a importância das delegacias para a qualidade e correção dos serviços prestados pelos profissionais. Responsável pela Administração e Finanças do CRCPR, o vice-presidente Laudelino Jochem falou das comissões criadas pelo Conselho na busca por soluções de peculiaridades, citando a Comissão do Profissional Contábil da Área Cooperativista e a Comissão do Empresário Contábil Paranaense, dentre outras.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Roberto Aparecido Santos, discorreu sobre a educação profissional, cursos, eventos e palestras promovidos pelo CRCPR, destacando a necessidade de atualização e estudo constantes pelo profissional contábil. À frente do Registro, Claudemir Matiusso abordou o exame de suficiência demonstrou preocupação com a qualidade dos profissionais que entram no mercado anualmente; ele também considerou os índices de aprovação e reprovação no exame.

Para deixar elucidar os novos delegados acerca das reais funções do CRCPR, o vice-presidente de Controle Interno, Paulo de Tarso Vieira Lopes, detalhou pontos do Decreto-lei 9.245/46. A sua apresentação foi referendada pelo coordenador jurídico do Conselho, Wanderlucio Leite, que deu exemplos práticos acerca da atuação, limitações e funções legais do órgão.

O vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Doro, explanou acerca do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que não tem atuação restrita à capital do Estado, e também desenvolve ações no interior do estado. Doto destacou, ainda, a atuação do CRCPR junto a órgãos públicos e entidades sociais. Também compareceu à cerimônia o vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Aguinaldo Mocelin, que falou aos presentes sobre a relação do CRCPR estabelecida junto às delegacias no interior do Estado. Segundo Mocelin, os delegados atuam nas localidades como uma verdadeira extensão do Conselho.

O diretor superintendente, Gerson Borges de Macedo, tomou a palavra para falar sobre o desenvolvimento do CRCPR ao longo dos anos, as dificuldades superadas pela classe no Paraná e no País. A gerente da Divisão de Controle Interno, Celita Paltanin, tratou de esclarecer aos delegados questões relacionadas à remessa de correspondências, despesas administrativas e temas correlatos.

Após o encerramento das exposições, os presentes puderam fazer questionamentos e tirar suas dúvidas com a equipe do CRCPR.