Os novos conselheiros eleitos em novembro com os remanescentes, eleitos em 2019, formarão o novo Plenário do CRCPR

No dia 13 de dezembro, a Divisão de Fiscalização e Assessoria Jurídica do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) promoveram treinamento junto aos novos conselheiros eleitos em novembro, que se juntarão aos remanescentes, eleitos em 2019, e formarão, em janeiro, o novo Plenário do CRCPR.

Os conselheiros foram recepcionados pelo presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, e pelo vice-presidente, Jefferson Paulo Martins. "Destacamos a importância do encontro para que possamos conduzir da melhor forma as questões operacionais de fiscalização nos próximos anos. Acreditamos que o treinamento contínuo é imprescindível", comentou o vice-presidente Jefferson.

"Os conselheiros efetivos e seus respectivos suplentes são profissionais da contabilidade que dedicam seu tempo de forma voluntária, honorífica, sem remuneração à tarefa de realizar o monitoramento das atividades administrativas da autarquia. É importante que estes encontros aconteçam desde já, para que possamos prepará-los e dar início aos trabalhos de forma eficaz, em janeiro", explicou o presidente Laudelino Jochem.

O treinamento, que foi conduzido pelos gestores de Fiscalização e Assessoria Jurídica do CRCPR, Fabrizio Guimarães e Wanderlúcio Leite, abordou  as funções institucionais e estrutura organizacional do Sistema CFC/CRCs; normativos; a responsabilidade dos conselheiros; atribuições legais; código de conduta; regimento interno; procedimentos operacionais; e o fluxograma das atividades de fiscalização desenvolvidas, desde o planejamento até o julgamento de processos, instrução e rito processual e relatoria de processos. Debateu-se ainda a estrutura básica dos relatos e a importância de acompanhamento da Resolução do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) 1.603/20, que trata do regulamento processual dos CRCs.