Novos cenários da contabilidade são tema de encontro na Sanepar

"A contabilidade é uma importante ferramenta de gestão em tempos de crise, como os que vivemos hoje, tanto no aspecto econômico quanto moral", disse a presidente do CRCPR, Lucelia Lecheta, aos cerca de 80 contadores que atuam na área financeira da Sanepar, em palestra que ministrou na última terça-feira, 19, no Centro de Treinamento da empresa.

Eduardo da Costa Neves, técnico administrativo na Tesouraria (Sanepar), Lourival Aleluia, contador da área de Planejamento Financeiro (Sanepar), Lucelia Lecheta (CRCPR), Antônio Moacir Pozzobon, contador na Assessoria de Planejamento Econômico Financeiro (Sanepar), Marcos Rigoni (CRCPR) e Gilmar Zanca, contador, coordenador da Contabilidade Geral (Sanepar).

Além de apresentar alguns números sobre a atuação do CRCPR na área de fiscalização e educação profissional continuada – em 2014, foram fiscalizados 6.822 profissionais, 3.344 empresas contábeis, 372 empresas não contábeis e 176 órgãos públicos, e cerca de 20 mil contabilistas participaram de cursos do Programa de Educação Profissional Continuada em todo o Paraná – Lucelia falou sobre os novos cenários para a contabilidade brasileira, destacando a expectativa da sociedade por maior transparência. “Juntamente com a OAB-Paraná, o Sescap-PR e o Conselho Regional de Economia do Paraná (CORECON-PR), o CRCPR está participando da fundação do movimento De Olho na Transparência, que tem por objetivo traduzir para a sociedade, utilizando a competência específica de cada entidade, as informações divulgadas nos portais de transparência dos órgãos públicos do estado” relatou.

O vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Marcos Sebastião Rigoni de Mello, respondeu aos questionamentos dos contabilistas da Sanepar sobre o fim do registro de técnicos, que acontecerá no dia 1º de junho. “O assunto continua levantando polêmica, mesmo tendo sido amplamente debatido, até mesmo em audiência pública no Senado”, disse. “O Conselho Federal de Contabilidade entende que a formação proporcionada pelos cursos técnicos não atende mais às necessidades das empresas, já que nos últimos dez anos houve mudanças importantes no cenário da nossa profissão no Brasil, com a adoção de padrões internacionais de normas contábeis”, completou. Rigoni ressaltou que os técnicos que já têm registro profissional poderão continuar atuando normalmente.