Na tarde dessa terça-feira (28/05) o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). Everson Breda Carlin, reuniu-se com Fábio Eduardo Boschi, novo superintendente da Receita Federal do Brasil na 9ª Região Fiscal, que abrange os estados do Paraná e Santa Catarina. Auditor fiscal de carreira, Boschi possui mais de 20 anos de experiência na Receita Federal.

O superintendente iniciou a conversa destacando a importância do profissional da contabilidade para a sociedade: “Vocês têm um papel de protagonistas nas relações entre os contribuintes e os órgãos de fiscalização e arrecadação e contamos com vocês para prosseguir com as grandes mudanças que temos como meta implementar na forma de atuação da Receita”, afirmou.

Carlin falou sobre a tradicional parceria entre as entidades, mencionando grandes eventos já realizados e colocando os meios de comunicação do Conselho à disposição da Receita para abordar temas que impactam na atuação do profissional da contabilidade.

“Nosso canal no YouTube, a TV CRCPR, já é um dos mais influentes no meio contábil no país. Levamos ao ar semanalmente diversos programas com conteúdo técnico de qualidade e a Receita já disponibilizou diversos palestrantes para abordar temas de extremo interesse da classe contábil, sempre com grande audiência. Nosso estúdio de gravação também está à disposição de vocês no momento que precisarem”, disse o presidente do CRCPR, que manifestou a intenção de realizar em breve a gravação de mais um episódio do programa Fiscalizações em Debate.

O conselheiro Narciso Dóro Júnior, que também esteve presente durante a visita, falou sobre evento DOA Curitiba, que o CRCPR realiza anualmente em parceria com a Fundação de Ação Social da Prefeitura de Curitiba, na região central da capital paranaense, em que contadores voluntários trabalham para sensibilizar a população em favor da destinação de imposto de renda devido aos fundos da infância e da pessoa idosa. Boschi reconheceu a importância do contador na promoção desse importante mecanismo de repasse de recursos às entidades assistenciais: “A atuação de vocês junto aos contribuintes, explicando como funciona a destinação, e incentivando os clientes tem sido fundamental. Ainda há muito potencial de destinação a ser explorado, mas esses números vêm crescendo ano a ano graças aos esforços de vocês”, salientou.

O superintendente falou ainda sobre as grandes mudanças que vêm ocorrendo na Receita Federal desde a pandemia, com a aceleração da transformação digital do órgão e a total reestruturação das áreas. “É uma profunda mudança de mentalidade, passando de um órgão fiscalista para um prestador de serviços. Os contribuintes podem esperar uma Receita Federal mais moderna, eficiente e comprometida com o combate à sonegação fiscal. Boschi também pretende facilitar a vida dos contribuintes, tornando os serviços da Receita Federal mais acessíveis”, afirmou.

Também participaram da visita o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, os auditores fiscais Jorge Luiz Moreira da Silva e Francisco Horst.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.