Novo site do movimento A Sombra do Imposto traz informações sobre a carga tributária

Na página, internauta pode acessar a segunda cartilha da campanha e simular o quanto gasta com impostos em suas compras

A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) lançou oficialmente nesta terça-feira (14), durante a reunião do Conselho Temático de Assuntos Tributários, o novo site do movimento A Sombra do Imposto – www.sombradoimposto.org.br. Totalmente redesenhada, a página traz informações sobre como a carga tributária brasileira influencia o dia a dia de todos os cidadãos.

Um dos principais destaques do novo site é um simulador, em que o internauta pode descobrir, de maneira lúdica e didática, a carga tributária que incide sobre diversos produtos, como alimentos, eletroeletrônicos, itens de saúde e higiene, vestuário e materiais de construção, entre outros. O aplicativo, desenvolvido pelo núcleo de Comunicação Digital da Fiep e pela Agência IMAM, calcula o valor de um determinado produto e o quanto o consumidor paga em impostos ao adquiri-lo. Ao fim da simulação, o usuário pode compartilhar o resultado com seus amigos através de redes sociais como Twitter e Facebook.

O vice-presidente da Fiep e coordenador do Conselho Temático, Edson Luiz Campagnolo, afirma que o simulador é um importante instrumento para conscientizar a população sobre a necessidade de redução da carga tributária. “A partir do momento em que as pessoas tiverem pleno conhecimento sobre quanto pagam de impostos, a sociedade terá mais força para se mobilizar e cobrar a reforma tributária”, afirma Campagnolo. “Uma ferramenta interativa como o simulador da Sombra do Imposto facilita em muito o entendimento das pessoas sobre a influência nociva que uma carga tributária elevada tem sobre nossas vidas”, acrescenta.

Campanha

Além do simulador, no site é possível também acessar a nova cartilha da Sombra do Imposto. A publicação traz informações sobre como o dinheiro dos impostos é gasto pelo governo, mostrando que todo contribuinte tem o direito de cobrar a correta aplicação dos recursos e exigir serviços públicos de qualidade. Os interessados podem também solicitar exemplares do material impresso para distribuição e palestras sobre a questão tributária.

A nova cartilha da Sombra do Imposto foi lançada em maio, dando início à segunda fase da campanha articulada pela Fiep em prol da reforma tributária, iniciada em outubro do ano passado. Na etapa anterior, 1,5 milhão de exemplares da primeira versão da publicação – que conscientizavam a população sobre a influência da carga tributária – foram distribuídas em todo o Estado. O movimento já conta com o apoio de 30 entidades representativas do Paraná, entre elas o CRCPR, e, dentro do Conselho Temático de Assuntos Tributários, vem discutindo propostas que colaborem com a mudança no sistema tributário brasileiro.