A Comissão do Contador Público do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) com o objetivo de promover a atualização dos profissionais contábeis que atuam na execução dos recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB), realizou uma live, na qual abordou o Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) e sua relação com Fundeb e as principais novidades em relação às alterações 2022 neste que é o fundo de manutenção mais importante do país.

A palestra foi mediada pelo coordenador da Comissão, Márcio José Assumpção (currículo), que realizou a abertura falando sobre avanços e investimentos em tecnologia e talentos do CRCPR, como o novo o Projeto Fiscal Digital CRCPR. O evento contou ainda com a participação do membro da Comissão do Contador Público, Décio Vicente Galdino Cardin (currículo)

Da esq. p/dir: Márcio J. Assumpção (Comissão CRCPR); palestrante Ana Paula Matara; e Décio Vicente Galdino Cardin (Comissão CRCPR).

A palestrante Ana Paula Matara (currículo), responsável pela Gerência Financeira da Secretaria Municipal de Educação de Maringá, iniciou com explicação sobre o CACS e comentou sobre o dever dos munícipios.

"O munícipio tem que fornecer os documentos necessários, tornar possível o desempenho das atividades do CACS, fornecer condições para a atuação desses Conselhos" comentou Ana Paula

Ela explica durante a live as alterações que ocorreram no Fundo, que desde dezembro de 2020 passou a ser um fundo permanente, através da lei de nº 14.113/2020. A Secretária Municipal de Educação descreve ainda que a alteração para um fundo permanente era uma preocupação constante em 2020, pois é uma das principais fontes de financiamento da Educação Básica.

Para quem não conseguiu assistir à transmissão no dia ou quiser rever o conteúdo da apresentação, a gravação está disponível na TV CRCPR, para acessar basta clicar no vídeo abaixo.

Para quem tem interesse em temas relacionados à contabilidade pública, a TV CRCPR conta com um arquivo de palestras já organizadas por esta comissão. Confira o conteúdo da playlist Contabilidade Pública clicando aqui.

Contato da Comissão do Contador Público do CRCPR

comissao.contador.publico@crcpr.org.br

A reprodução deste material é permitida desde que a fonte seja citada.