Novo delegado da Receita em Maringá recebe contabilistas

Encontro aconteceu no gabinete do delegado

da Receita Federal do Brasil em Maringá

Lideranças da classe contábil estiveram reunidas no último dia 17 com o novo delegado da Receita Federal do Brasil em Maringá, Wagner Lopes da Silva e com o delegado adjunto, Osmar Fabre. O encontro aconteceu na sede do órgão federal e contou com a presença da diretora regional do SESCAP-PR, Miriam da Silva Braz; do delegado do Conselho Regional de Contabilidade (CRCPR), Glicério Rampazzo; do vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Maurício Gilberto Cândido; do presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá (SINCONTÁBIL), Orlando Chiqueto Rodrigues; e do coordenador do COPSEC do SESCAP-PR, Fernando Antonio Braz.

A visita proporcionou o primeiro diálogo entre representantes da classe contábil e o novo delegado, nomeado em abril deste ano. O objetivo foi apresentar os trabalhos realizados pelas entidades, bem como mostrar o comportamento do mercado com as novas formas de tratamento no relacionamento contribuinte e fisco, no qual a classe contábil exerce a função de articuladora dessa estrutura.

"Sempre tivemos um ótimo relacionamento e um trabalho de cooperação com a Receita. Isso é muito bom", avaliou Miriam. No entanto, a diretora e os demais representantes de classe relacionaram as dificuldades e a complexidade do processo contábil, com o Sistema Público de Escrituração Fiscal (SPED), por exemplo, e defenderam um alinhamento de ideias com a promoção de propostas para minimizar os embates da iniciativa privada junto ao fisco.

Dos assuntos levantados, foram apontadas as complexidades da legislação e a geração do arquivo do SPED que foi prorrogado. A questão das multas aplicadas sem o conhecimento das causas também é um caso que merece atenção, salientou Maurício Cândido. "Muitas das multas recaem sobre o profissional contábil", disse.

Maurício, ainda, apontou as dificuldades que as empresas contábeis têm enfrentado para capacitar os profissionais neste momento de mudança na atividade e também para repassar o custo operacional aos seus clientes. "Acredito que tende a diminuir o número de profissionais do mercado por conta da complexidade das atividades e isso exige um esforço das empresas na formação de novos profissionais. Por consequência, a remuneração não tem acompanhado essa mudança", lembrou.

Por sua vez, o delegado reconheceu a evolução da atividade contábil e a qualidade da prestação de serviços por parte das empresas. "Eu prezo muito pelo profissional contabilista. Muito das preocupações que vocês têm, nós também temos. Estamos aqui para apoiar e colocamos o nosso gabinete à disposição de vocês", disse Wagner.

Chiqueto afirmou que a Receita Federal é um órgão público de grande exemplo na cidade, pela seriedade dos trabalhos. "Tenho sempre citado a Receita como modelo e quanto mais ela impor respeito, facilita para nós os processos com nossos clientes", elogiou. Maurício também falou sobre o atendimento e seriedade dos funcionários públicos. "É com lisura que os servidores da casa trabalham", acrescentou.

Capacitação

Miriam aproveitou e fez um breve relato sobre algumas iniciativas do SESCAP-PR para a melhoria dos serviços prestados pelas empresas contábeis, como o FORCEC, o PQS, e agora por último o Formação na Prática.

Segundo a diretora é necessário o empenho dos órgãos governamentais e das entidades na promoção de treinamentos que ofereçam suporte para o profissional frente as mudanças das novas obrigações. A diretora sugeriu que a Receita promovesse em Maringá e Região o curso de Rendimentos Recebidos Acumuladamente (RRA) que aconteceu em Curitiba. Outros temas também foram sugeridos pelos representantes da classe.