Nova Esperança lança a campanha Transforme sua Contribuição em Ação

Como destinar parte do Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente na hora de preencher a declaração de renda. Foi esse o tema da palestra que Maurício Gilberto Cândido, membro do Programa de Voluntariado da Classe Contábil Paranaense-PVCC-PR, ministrou, dia 10 de março, às 19h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Nova Esperança. Iniciativa do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da prefeitura de Nova Esperança, com o objetivo de incentivar os contribuintes a fazer a destinação ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente que mantém, no município, a Associação Ninho da Águia, Associação Divina Providência, Comunidade de Assistência Bom Pastor Jovem Aprendiz Nova Esperança, Apae Nova Esperança, Projeto Piá e Abrigo Institucional Esperança, instituições que oferecem assistência a crianças e adolescentes.

Maurício Cândido explicou aos presentes que todo contribuinte que tem imposto a pagar pode fazer a destinação na sua declaração, desde que utilize o modelo completo: pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto devido. Já as pessoas jurídicas (empresas), tributadas pelo lucro real, podem destinar 1% do imposto. Existe na declaração um campo onde se escolhe o fundo para o qual se quer fazer a doação, disse, apresentando simulações.

Esclareceu ainda que, ao longo de todo o ano, na verdade, os contribuintes pessoas físicas podem fazer doações até o teto de 6% do imposto devido diretamente a projetos que se enquadrem no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), incentivo à cultura, incentivo à atividade audiovisual, incentivo ao desporto, e estatuto do idoso; e ainda mais 2% adicionais a projetos especiais: Incentivo ao Programa Nacional de Apoio e Atenção da Saúde da Pessoa com Deficiência (Pronas/PCD) e Incentivo ao Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon).

Afirmou Maurício que graças a campanhas como essa, envolvendo várias entidades, órgãos públicos e a população, Maringá, onde mora, é uma das cidades brasileiras que mais arrecada para esses fundos, ressaltando que o CRCPR desenvolve um trabalho permanente de incentivo à classe contábil para que oriente seus clientes a contribuir. É uma postura de responsabilidade social. Os Fundos da Infância e Adolescência financiam programas, projetos e ações voltados para a promoção e a defesa dos direitos da criança e do adolescente e suas respectivas famílias.