Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Nova edição do exame de suficiência deve ser em 25 de setembro

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e a Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) deverão publicar nos próximos dias o edital com todas as informações referentes à segunda edição do exame de suficiência este ano. A data prevista para realização das provas de Bacharel em Ciências Contábeis e Técnico em Contabilidade é 25 de setembro. A inscrição, mediante pagamento de taxa de R$ 100,00, poderá ser feita pela internet no período de 1º a 31 de agosto.

O exame de suficiência foi instituído pela Lei nº 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei nº 9.295/46. De acordo com a nova redação, esse artigo estabelece que candidatos a exercer a profissão contábil terão que obedecer os seguintes requisitos: conclusão do curso de bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade.

A regulamentação do exame está na Resolução CFC nº 1.301/10, tratando da conceituação, periodicidade, aplicabilidade, aprovação e conteúdo programático das provas até aspectos da realização e aplicação, além dos recursos, prazos e questões gerais.

A primeira edição, sob a nova lei, foi realizada dia 27 de março último, simultaneamente em 116 cidades brasileiras por mais de 16 mil inscritos, pouco mais de 1.400 no Paraná. Os resultados foram divulgados dia 26 de maio, no Diário Oficial da União. Quem não foi aprovado pode se inscrever na segunda edição.









imagem