Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Iasb realiza consulta pública para revisão pós-implementação da IFRS 9 – Instrumentos Financeiros

International Accounting Standards Board (Iasb) abriu consulta pública para o recebimento de sugestões como parte da revisão pós-implementação (PIR) das exigências de classificação e mensuração da IFRS 9 - Instrumentos Financeiros. Os interessados em contribuir com o processo deverão enviar para a entidade carta comentário até 28 de janeiro. A revisão pós-implementação (PIR) é uma iniciativa realizada após a emissão de uma norma. Seu propósito é avaliar se os seus objetivos foram atingidos, determinar o seu grau de eficácia e de alcance ao público-alvo.

Para obter mais informações sobre o envio da carta comentário, clique aqui.

Fonte: site da IFRS Foundation e CFC


CPA Canadá, Icas, Iesba e Ifac lançam 2ª parte da série que explora a ética em uma era de complexidade e mudança digital

Global Preparers Forum (GPF, na sigla em inglês) está buscando novos membros para compor sua equipe. Os interessados em participar do processo de seleção terão até o dia 31 de janeiro de 2022 para encaminhar uma carta de apresentação e um breve currículo para o e-mail preparers@ifrs.org. Os escolhidos iniciarão suas atividades a partir de 1º de março de 2022.

O mandato é de pelo menos dois anos e no máximo cinco, podendo ser renovado. pelo período máximo de permanência de dez anos.

Os integrantes do GPF contam com uma vasta experiência em relatórios financeiros, são oriundos de diversos setores de indústrias e de diversas localidades. Os pontos considerados para a escolha do candidato são: méritos de sua competência profissional e experiência prática para poder contribuir com o desenvolvimento de normas contábeis globais de alta qualidade.

Dada a composição atual do GPF, o Comitê de Nomeações tem interesse em candidatos procedentes da América do Norte e da América do Sul.

Global Preparers Forum é um organismo independente ligado ao International Accounting Standards Board (Iasb, na sigla em inglês) e ao IFRS Foundation, com o propósito de fornecer ao Board do Iasb contribuições provenientes da comunidade internacional de preparadores de Demonstrações Financeiras.

Para mais informações, clique aqui.

Fonte: site da IFRS Foundation via CFC


Global Preparers Forum (IFRS) abre chamada para ingresso de novos membros em sua equipe

Chartered Professional Accountants of Canada (CPA Canadá), o Institute of Chartered Accountants of Scotland (Icas), o International Ethics Standards Board for Accountants (Iebsa) e a International Federation of Accountants (Ifac) lançaram uma série que explora a ética em uma era de complexidade e mudança digital. A publicação examina o impacto da rápida mudança tecnológica e a importância da liderança ética a partir da perspectiva do contador profissional. Também fornece orientação prática, tanto para contadores profissionais quanto para organizações profissionais de contabilidade. A parte dois, intitulada “A tecnologia é uma espada de dois gumes com oportunidades e desafios para a profissão contábil”, pode ser visualizada aqui.

Outros episódios: A primeira parte da série “Liderança Ética em uma Era de Complexidade e Mudança Digital” pode ser acessada aqui. A terceira e quarta edições da série se concentrarão na identificação e mitigação da má informação e/ou desinformação, no mindset e nas habilidades de capacitação. A publicação está disponível no Ifac Knowledge Gateway e na página do Iesba:  Technology: Ethics & Independence Considerations.

Fonte: site da Ifac e CFC


Saiba quais serão as 6 tendências para as empresas contábeis em 2022

A gestão do dinheiro é o que faz o mundo girar. Mas será que a contabilidade está pronta para uma transformação radical? A seguir, veremos como os profissionais podem prosperar em uma economia que mudou drasticamente em apenas dois anos. Já se foram os dias em que as tarefas contábeis giravam exclusivamente em torno da contabilidade manual e de registros nos livros contábeis.

A indústria transformou-se rapidamente nos últimos anos – e está prestes a evoluir ainda mais. A contabilidade é agora uma área impulsionada por sistemas avançados, resultando em uma interpretação de dados bem fundamentada e útil. Com a transformação digital e a análise de dados tornando-se parte integrante do processo, ela é revolucionada pelos avanços na tecnologia que mudam a natureza da profissão e as habilidades necessárias.

Aqui estão as seis principais tendências que impactarão o mundo da contabilidade em 2022 e como os profissionais da contabilidade podem prosperar na economia digital:

1. Aumento da produtividade com soluções de software

De acordo com previsões recentes, o mercado de software de contabilidade, avaliado em 16,2 bilhões de dólares em 2020, chegará a um total de 26,4 bilhões de dólares em 2026. As mais recentes soluções de software possibilitaram uma maior compreensão da saúde financeira de uma empresa, automatizando a coleta de dados de toda a organização e simplificando, simultaneamente, as tarefas de gestão para que os contadores possam se concentrar no que fazem de melhor: analisar dados e detectar oportunidades de crescimento.

2. Adoção da tecnologia de blockchain

A tecnologia permite aos contadores obter uma visão macro e micro dos recursos e das obrigações de sua organização, coletar dados em tempo real, entre outros.

3. Difusão do uso da inteligência artificial (IA) e da automação de processos robóticos (RPA, na sigla em inglês)

Hoje, a tecnologia de blockchain pode ser combinada com a inteligência artificial afim de detectar discrepâncias em tempo real - ao mesmo tempo em que minimiza os erros humanos.

AI e RPAs estão, sem dúvida, transformando a indústria, economizando tempo e aumentando a qualidade dos resultados. Elas são a solução para reduzir os processos de dados transacionais, a conformidade com as normas profissionais e a criação de uma estrutura simplificada para um aumento da eficiência do fluxo de trabalho.

4. Informações baseadas em dados

Com a transformação digital permeando o mundo da contabilidade, os papéis dos contadores também serão alterados em direção à consultoria financeira orientada por dados, estratégias baseadas em nuvens e análise profunda de insights.

Em outras palavras, a contabilidade está deixando de ser reativa para ser mais proativa. Aproveitando o potencial dos grandes dados, os contadores podem agora se concentrar em questões como: planejamento, controle, análise e antecipação de problemas antes mesmo que eles apareçam.

5. Nuvem

A contabilidade baseada na nuvem é um grande salto para uma análise e relatórios financeiros mais eficazes e abrangentes. Com os dados hospedados em um servidor remoto, os usuários enviam esses dados para a nuvem, onde são processados e devolvidos ao usuário, permitindo que os contadores tenham acesso a tais informações a qualquer momento sem a necessidade de estarem fisicamente em um escritório - uma característica que foi especialmente útil com a chegada da pandemia, e trabalho remoto tornou-se o novo normal.

6.Terceirização e serviços compartilhados

O principal objetivo da terceirização é aproveitar as economias de escala, economizando potencialmente de 20 a 65% em termos de custos de emprego para folha de pagamento, impostos, salários e outros benefícios. Terceirizar empregos de contabilidade também significa tirar proveito da experiência, dos conjuntos de habilidades e da tecnologia dos prestadores de serviços - o que não é facilmente alcançado com a contratação de novos funcionários ou com o investimento em nova infraestrutura.

Saiba mais aqui.

Fonte: site da Singapore Management University via CFC


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.