Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Futuro mais sustentável é tema de fórum virtual nos dias 7 e 8/12

International Federation of Accountants (Ifac, na sigla em inglês) e o Comitê Diretor do Memorandum of Understanding to Strengthen Accountancy and Improve Collaboration (MOSAIC, na sigla em inglês) anunciam a organização do Fórum “Em direção a um Futuro Sustentável”, que será realizado de forma on-line, nos dias 7 e 8 de dezembro de 2021.

A pandemia da covid-19 expôs as vulnerabilidades das finanças públicas em todo o mundo. Ainda, colocou em evidência os problemas estruturais existentes em muitas jurisdições e isso serviu como um alerta para acelerar a transição para uma economia global mais sustentável e inclusiva, que possa alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

A profissão contábil detém um papel importante para o alcance de um futuro mais sustentável, apoiando a Gestão das Finanças Públicas (GFP), permitindo, assim, melhores decisões para os indivíduos, para o planeta e para a economia. O Fórum “Em direção a um Futuro Sustentável” dará uma visão geral das ferramentas e dos recursos disponíveis, transformando o setor público em transparente e responsável. O evento também destacará a importância de se estabelecer uma estrutura de relatórios de sustentabilidade e discorrerá sobre o impacto da adoção e implementação das normas internacionais de auditoria em um ambiente em evolução e cada vez mais complexo.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 1º/12. Clique aqui.

Fonte: site da Ifac

Fonte: Site da IFAC

Nova plataforma da IFAC oferece acesso digital às normas internacionais de contabilidade - eIS1

O eIS visa melhorar a adoção e implementação de padrões profissionais de ética, auditoria e garantia, e contabilidade do setor público

No último dia 4 de novembro, a Federação Internacional de Contadores (IFAC) lançou um novo recurso online que possibilita acesso sem precedentes aos padrões internacionais que apoiam e distinguem a profissão contábil. O eIS, abreviação de e-International Standards, permite acessar diretamente os padrões desenvolvidos pelo International Audit and Assurance Standards Board (IAASB), pelo International Ethics Standards Board for Accountants (IESBA) e pelo International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB) , junto com os principais materiais de suporte, referência e orientação, disponíveis para contextualizar o idioma e melhorar a transparência. 

“Enraizada em nosso compromisso com o interesse público, esta plataforma responde às necessidades das partes interessadas, tornando os padrões internacionais e seus recursos acessórios acessíveis e fáceis de usar”, disse Kevin Dancey, CEO da IFAC. “À medida que continuamos a nos concentrar em abordagens modernas e no uso de tecnologia para aprimorar nossa profissão, o desenvolvimento do eIS foi uma consequência natural para apoiar nossos membros em todo o mundo e os 3,5 milhões de profissionais da contabilidade que eles representam. ”A IFAC trabalhou junto com os conselhos de definição de padrões para desenvolver uma maneira mais eficaz de acessar os padrões. Por meio de pesquisas e conversas com as principais partes interessadas, a IFAC identificou os elementos-chave necessários para oferecer uma plataforma moderna, possibilitanto à classe acesso facilitado aos padrões internacionais, ao mesmo tempo em que conta com funcionalidade aprimorada sobre como os padrões são aplicados. 

Os recursos do eIS incluem: 

  • Design responsivo, que pode ser usado em celulares, tablets e desktops;
  • Recursos de pesquisa avançados e intuitivos;
  • Fácil acesso a recursos inter-relacionados;
  • Acesso a referências facilitado com pop-ups; 
  • Funcionalidade de controle de versão; e
  • Páginas fáceis de navegar, com vários modos de visualização.

Saiba mais sobre o eIS clicando aqui* ou visite a plataforma hoje: eis.international-standards.org

Sobre IFAC

A IFAC é a organização global para a profissão contábil dedicada a servir o interesse público, fortalecendo a profissão e contribuindo para o desenvolvimento de economias internacionais fortes. A IFAC é composta por 180 membros e associados em 135 países e jurisdições, representando mais de 3 milhões de contadores em prática pública, educação, serviço governamental, indústria e comércio.

Fonte: IFAC, publicado em 4/11/21

* Conteúdo em inglês