IAASB E IFAC lançam pesquisa de consulta para norma proposta – Auditoria para entidades menos complexas

No final de julho, o International Auditing and Assurance Standards Board (Iaasb) abriu uma consulta pública de seis meses sobre sua nova norma proposta para auditorias de demonstrações contábeis de Entidades Menos Complexas (LCEs, na sigla em inglês). O Iaasb encoraja todas as partes interessadas a responderem à consulta por escrito, porém reconhece que pode haver falta de tempo ou recursos para fazê-lo. Para facilitar, o Iaasb, juntamente com a Ifac, desenvolveu uma pesquisa para oferecer uma forma alternativa de participar da consulta. A pesquisa está aberta até 14 de janeiro de 2022 e disponível em inglês, francês e espanhol. As respostas à pesquisa serão analisadas pelo Iaasb, cujo teor é confidencial. Mais informações, aqui.

Fonte: site do Iaasb e CFC com colaboração de Simone Kuperchmit

Publicação da IFAC destaca oportunidades em informações sobre sustentabilidade para pequenas empresas e seus consultores

No dia 18 de novembro, a IFAC (Sigla em inglês para Federação Internacional de Contadores) lançou a publicação, “Informações de sustentabilidade para pequenas empresas:  oportunidade para profissionais”, explorando os diversos benefícios de adotar informações de sustentabilidade.

O relatório examina a importância de informações de sustentabilidade prontamente disponíveis, relevantes e confiáveis ​​para a possibilitar de decisões mais bem informadas, aprimorar o gerenciamento estratégico e de risco e produzir relatórios mais completos e valiosos para os stakeholders externos. Também destaca uma gama de serviços emergentes que os profissionais podem fornecer aos seus clientes, incluindo serviços de consultoria, relatórios, compromissos de procedimentos acordados (AUP) e serviços de garantia.

As pequenas empresas representam mais de 90% das empresas em todo o mundo e são essenciais para alcançar resultados sustentáveis ​​para as economias, o meio ambiente e a sociedade, podendo obter vantagens significativas no estabelecimento (ou aprimoramento) de processos, sistemas e controles para identificar, medir e analisar informações de sustentabilidade, o que pode resultar em maior eficiência e desempenho, bem como diferenciação em relação aos concorrentes. As pequenas empresas também estão sujeitas a solicitações de informações de relatórios relacionadas à sustentabilidade de uma ampla gama de stakeholders, incluindo grandes empresas, bancos e fornecedores.

Esta publicação foi desenvolvida com aconselhamento e orientação do Grupo Consultivo de Práticas Pequenas e Médias (SMP) da IFAC e se baseia no trabalho do Grupo Consultivo na transformação da prática. Embora o foco em informações de sustentabilidade e serviços relacionados possa parecer prematuro para algumas pequenas empresas e profissionais, o campo está crescendo rapidamente. Para falar sobre as circunstâncias únicas de diferentes profissionais, a publicação inclui sugestões sobre como construir conhecimento e competências e dar os passos iniciais.

A IFAC explorará essas questões em um webinar em 15 de dezembro intitulado “Sustentabilidade oferece novas oportunidades para SMPs” (com tradução simultânea para espanhol e francês). O webinar apresentará um painel de discussão com profissionais que prestam serviços neste espaço. Clique aqui para saber mais se inscrever.

Fonte: Site da IFAC