Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Área de Registro do CRCPR atuou em diversas frentes como regularização de registros e melhorias na emissão da identidade profissional digital

Nos últimos dois anos, mesmo em período de pandemia, o registro de profissionais e organizações contábeis no Paraná cresceu em 1,5% e 16%, respectivamente. Para que este incremento acontecesse, nos anos de 2020 e 2021, a área de Registro do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) atuou em diversas frentes como na c regularização de registros, palestras para estudantes de ciências contábeis e melhorias na emissão da identidade profissional digital. As ações alteraram o cenário, que em anos anteriores, demonstrava a redução destes indicadores, principalmente, pela grande quantidade de baixas de registro realizadas pelos profissionais e organizações. Atualmente, o Paraná tem 33.632 profissionais e 6.256 organizações contábeis registrados, o que o coloca entre os 5 maiores estados na área. 

“Isto só foi possível devido à pro atividade da gestão que firmou convênios com órgãos públicos e privados, cujos informes enviados à fiscalização do CRCPR geraram diligências e notificações, que levaram a um dos maiores índices de regularização de registro profissionais e organizações”, explicou o vice-presidente de Registro do CRCPR, Alberto Barbosa. Acordos de cooperação realizados pela área de Fiscalização do Conselho auxiliaram o cruzamento de dados que identificou empresas e profissionais atuando irregularmente que, ao serem notificados, realizaram o registro correto junto à entidade.  

Neste período, o CRCPR também implementou a emissão da Identidade Profissional Digital através dos Escritórios Regionais, o que reduziu de 15 para 5 dias úteis o prazo de disponibilização da carteira digital aos profissionais, otimizando recursos e acelerando o processo. Além disto, também passou a ser aceita a assinatura digital nos requerimentos de atualização e alterações de registros, conforme Decreto-lei 10.543/2020.

Para saber mais sobre a área de Registro, assista ao vídeo do vice-presidente sobre a área, lançado em outubro na série "Palavra do Conselho Diretor": 

Assista aqui!