Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Parceria do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) com o Tribunal de Contas do Estado, nos dias 18 e 19 de outubro, Londrina recebe o 4º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público. O evento valerá cinco pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC/CFC) para Auditores e Peritos. A programação do Fórum Paranaense está dividida em três eixos: Contabilidade Pública, Finanças e Controle Interno. O primeiro dia receberá apresentações de temas de interesse de todo o público do evento, e no segundo dia, haverá mesas de discussão separadas para cada eixo, que serão simultâneas.

Para inscrever-se, clique aqui! A confirmação da inscrição acontecerá no dia da abertura, com a doação de três quilos de alimentos não perecíveis, que serão destinados para entidades sociais no município.

Acompanhe abaixo a entrevista com o coordenador da Comissão do Contador Público do CRCPR, Marcio José Assumpção, que também é inspetor da Sétima Inspetoria de Controle Externo (7ª ICE) do TCE-PR, e será moderador na primeira mesa de debates do evento. Assumpção explica mais sobre o evento e sobre os trabalhos da comissão.

2012_04_19_marcio2.jpg

CRCPROnline: Qual o objetivo do evento? Quais são os temas principais a serem discutidos no evento?

MA: O Fórum tem como objetivo a troca de experiências e capacitação dos servidores que atuam tanto na contabilidade, como no setor financeiro e controle interno dos órgãos públicos. A contabilidade é responsável pelo registro dos atos e fatos na administração pública, recebendo e registrando informações que vem das mais diversas áreas. Neste sentido, trazer para o debate os responsáveis pelas finanças e, principalmente os responsáveis pelos controles internos, trará um ganho significativo para o processo de gestão na administração pública, visto que a contabilidade estará recebendo informações mais precisas. O tema escolhido é a contabilidade integrada à gestão pública: do planejamento ao controle. Este grande tema, que envolve o planejamento e o controle na administração pública, será amplamente abordado em palestras e debates com profissionais que são considerados referências nas suas áreas, inclusive com reconhecimento internacional.

CRCPR Online: Para qual público foi concebido o evento? Qual o diferencial deste evento em relação às outras edições?

MA: Até sua terceira edição, o Fórum estava voltado para questões eminentemente contábeis, tendo como público principal os profissionais da contabilidade que atuam no setor público. Contudo, nesta quarta edição este público foi ampliado, sendo também chamados para participar dos debates os responsáveis pelo setor financeiro e pelo sistema de controles internos dos órgãos públicos. Isto porque as atividades destas três áreas têm uma relação muito próxima. O Fórum terá palestras e debates voltados especificamente para cada uma das áreas de atuação, além daquelas palestras que serão voltadas a todas as áreas.

CRCPR Online: A 2ª edição do Fórum aconteceu em Maringá e a 3ª em Foz do Iguaçu. Por que a preferência por realizar o evento no interior?

MA: Para a quarta edição do fórum foi escolhida a cidade de Londrina, devido à sua localização privilegiada, estrutura receptiva, com bons hotéis, restaurantes, e boa infraestrutura em geral. Também pelo decisivo apoio recebido da Associação de Contadores Públicos para a realização do evento e, principalmente, considerando que a grande massa de profissionais aqui no Estado, que atuam no setor público, estão espalhados nos 399 municípios, muitos deles de pequeno porte. Logo, realizar o Fórum no município de Londrina é estar mais próximo dos municípios do interior, o que facilita o deslocamento.

CRCPR Online: Em que medida a cobrança da sociedade por mais transparência e rigor na aplicação dos recursos públicos vem impactando na atuação do contador público em geral, e na dos que atuam nos órgãos de fiscalização, em particular?

MA: Infelizmente, virou rotina quase que diária a leitura de notícias sobre corrupção e má aplicação de recursos públicos. Aliado a isso, o cidadão tem a nítida percepção de quanto a carga tributária pesa sobre os negócios e seu salário. Desta forma, cada vez mais se cobra da administração pública o cumprimento dos princípios da eficiência, eficácia e economicidade, estampados na Constituição de 1988. Portanto, a sociedade vem cobrando cada vez mais transparência e controle da administração pública. E falar em transparência e controle sem falar de contabilidade não é possível, visto que na contabilidade nós encontramos todos os registros do que acontece na administração pública. Portanto, cada vez mais se exige do profissional uma atuação firme, dentro dos princípios legais e, principalmente, com ética e zelo profissional. Isto tem levado os órgãos de fiscalização a ter que se aprimorar na sua forma de atuação, passando a realizar a fiscalização preventiva como forma de evitar erros ou outros fatos possam prejudicar a boa gestão do dinheiro público.

CRCPR Online: Na sua visão, quais os principais desafios do profissional contábil que atua no setor público, à luz do marco regulatório representado pelo conjunto das Normas Brasileiras da Contabilidade Aplicada ao Setor Público e Manual d aContabilidade Aplicada ao Setor Público? E o que o contador público deve esperar, no curto e médio prazos, em termos de regulamentação?

MA: O grande desafio é manter-se atualizado. Por este motivo, o evento é uma oportunidade de debater assuntos que afetam o dia a dia do profissional da contabilidade. A contabilidade sempre foi e é agora ainda mais o coração das entidades, sejam elas públicas ou privadas. Desta forma, os profissionais da contabilidade que atuam no setor público podem esperar muito trabalho de gestão da informação contábil, pois a demanda por informação cresce a cada dia que passa, seja pela sociedade, seja pela própria administração pública, seja pelos órgãos de controle externo e interno.

CRCPR Online: Como coordenador da Comissão do Contador Público do CRCPR, poderia elencar as principais ações do grupo e o que está planejado para o futuro em termos de encontros e eventos?

MA: Desde a sua implantação até o momento, a Comissão já avançou muito, pois aprovamos nosso regimento interno e estamos partindo para a criação de subcomissões no interior do Estado. Contudo, muito ainda precisa ser feito. E neste ponto a participação de todos os profissionais é muito importante, seja apresentando sugestões e críticas, participando das subcomissões, ou propondo realização de debates ou ações que possam ser implantadas pela comissão. Novos participantes sempre são muito bem-vindos, pois os desafios não são poucos, e a renovação é sempre importante. Para os próximos anos, temos a intenção de organizar as subcomissões em diversas cidades do interior do Estado e também de planejar novas edições do Fórum em outras regiões Estado.

CRPR Online: O que tem a dizer para quem se interessa pelo Fórum?

Quero deixar o meu convite para que todos os profissionais da contabilidade, os controladores internos e os responsáveis pelo setor financeiro dos órgãos públicos do Estado participem do 4º Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles aplicados ao Setor Público. Será um momento de integração, de debates, de troca de experiências e, principalmente, o momento de mostrarmos a força que os profissionais da contabilidade têm no setor público. Espero todos em Londrina, nos dias 18 e 19 de outubro!