Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Gravação dos painéis com três expoentes do cenário contábil seguido de debate já está disponível na TV CRCPR

No dia 22 de setembro, em comemoração ao Dia do Contador, a Comissão Especial de Valorização Profissional e a Comissão do Empresário Contábil do CRCPR realizaram a live "A importância do Contador para a Sociedade", na TV CRCPR. Em um formato inovador, com painéis de 10 minutos para cada convidado seguidos de discussão, profissionais compartilharam suas experiências quanto à evolução do mercado contábil no estado e sua importância para a sobrevivência e crescimento das empresas no contexto atual. Para assistir à gravação, clique aqui!

A moderação do evento foi realizada pelos conselheiros Elisete Ferreira de Carvalho, coordenadora da Comissão de Valorização, e Claudemir Matiusso, coordenador da Comissão do Empresário Contábil Paranaense. Os convidados foram três expoentes da classe contábil, Nilva Amalia Pasetto, Maurício Gilberto Cândido e Guilherme Bittencourt Teixeira, representando diversos segmentos da profissão. 

"A valorização do profissional da contabilidade depende muito mais do próprio profissional do que do mercado. Aquele empresário que tem um contador que entrega apenas para o fisco e nada para o empresário em si, dificilmente vai ser reconhecido pelo valor de seu trabalho. (...) Hoje, temos que procurar produtos para nossos clientes.", comentou a contadora e bacharel em direito Nilva Amalia Pasetto. A profissional tem especialização em finanças, é conselheira da Câmara de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e coordenadora da Comissão Nacional da Mulher Contabilista. Foi presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), diretora administrativa e financeira de uma multinacional avícola, conquistou, em 1995, o troféu O Equilibrista, do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças, é co-fundadora do Instituto Brasileiro dos Executivos de Finanças, do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont) e da Comissão da Mulher Contabilista do CRCPR. Integra ainda o MEX Espaço Mulheres Executivas Paraná. 

"Nós contadores somos parceiros do empresário. Então, sem inibir o empreendedor precisamos ajudá-lo a empreender no lugar certo e ter resultado. Nestes momentos, estamos criando elos de profundidade e abertura, e passamos a orientá-lo para um investimento seguro", ressaltou Maurício Gilberto Cândido, que foi delegado e vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR e coordenador da Comissão Estadual do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC). Cândido possui mais de 40 anos de experiência como empresário contábil, atuando na região de Maringá. Foi presidente do Sincontábil (Sindicato dos Contabilistas de Maringá) entre os anos 2002 a 2005, vice-presidente para assuntos Intersindicais na ACIM-Associação Comercial e Industrial de Maringá, é fundador da entidade SER-Sociedade Eticamente Responsável, e do Observatório Social de Maringá. 

"Tenho muito orgulho de ser contador. A contabilidade é um pilar para muita coisa. Acho que não teria como ter escolhido profissão melhor. E a informação contábil é um diagnóstico fantástico de desempenho, rentabilidade, liquidez, endividamento", reforçou o empresário contábil Guilherme Bittencourt Teixeira, que é mestre em Contabilidade e tem especialização em Controladoria e Finanças. Teixeira atua como professor de graduação e pós-graduação na PUCPR, Câmpus Londrina, e como diretor de cultura do Sindicato dos Contabilistas de Londrina (Sincolon).