No Dia do Contador, carreira começa com “Vitória” para sete novos profissionais em Curitiba
Se o dia em que o novo profissional da contabilidade recebe sua carteira de identidade profissional já é, por si só, um marco em sua carreira – aquele que o habilita, finalmente, “depois de quase vinte anos na escola”, como diz a canção, a exercer plenamente as atividades e responsabilidades inerentes à profissão de contador –, imagine receber o documento em uma data festiva, que comemora o dia da categoria profissional, em solenidade na sede do órgão que regula e fiscaliza o exercício da profissão, das mãos dos dirigentes das principais entidades contábeis.
Assim começa, hoje, a vida de contador para Caique Gomes de Campos, Geisiane de Paula Roberto, Márcia de Fátima Dvorak, Maria Vanuzia dos Santos, Mateus Davi dos Santos Neto, Paola Dias Luvisotto e Tatyanara Ilana Pires.
“Hoje, estou presidente do CRCPR, mas eu, que venho lá de Porto Amazonas, de uma cidadezinha de cinco mil habitantes, sempre lembro com carinho do dia em que recebi a minha carteira de identidade profissional, documento que me abriu as portas para esta profissão que me é motivo de tanto orgulho, que me possibilitou chegar até aqui,” contou o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, ao saudar os cerca de 200 contabilistas presentes, que vieram ao CRCPR para participar da palestra “Vitória”, promovida pela entidade com o patrocínio SESCAP-PR e da empresa JB Software, em comemoração ao Dia do Contador.
O diretor comercial da JB Software, Julio Roberto Peralta, destacou em sua fala que “o contador é um dos grandes responsáveis por estarmos hoje podendo passar a limpo o nosso país”, e desejou aos novos profissionais uma carreira vitoriosa. Convidados ao palco pelo presidente do CRCPR, juntamente com os presidentes da Fecopar, Divanzir Chiminacio, SESCAP-PR, Mauro Kalinke, e do Sicontiba, Hugo Catossi, que se alternaram na entrega das carteiras aos jovens profissionais. Para conduzir o juramento, Rigoni convidou Mateus Davi dos Santos Neto.
Mudança de comportamento
Neste momento em que por onde se anda, todo mundo só fala em crise, a palestra ministrada por Jairo Martins, consultor em qualidade e produtividade e, entre outras qualificações, especialista em marketing, gestão empresarial, psicologia organizacional e RH, foi uma lufada de ar fresco na mente dos participantes. “Quem tem o foco no problema, sempre acha algum problema. Quem tem o foco na solução, sempre acha uma solução. A diferença entre o vencedor e o perdedor está justamente na atitude”, disse, no início de sua apresentação. “Em momentos de pessimismo, em que por onde se ande as pessoas estão exaustas de tanto enfrentar dificuldades e ouvir notícia ruim, é muito bem-vinda a palavra de alguém que sabe como não se deixar contaminar pelo baixo astral e que, acima de tudo, saiba inspirar otimismo nos outros, como o Jairo faz em suas palestras”, pondera Rigoni.
Movimentando a plateia e arrancando risos dos participantes ao satirizar as situações de pessimismo e derrotismo do quotidiano, Jairo abordou o que denomina “os quatro passos para a vitória”: ter ousadia para encarar os problemas de frente, estar preparado para vencer o confronto, acreditar em si mesmo e não se deixar contaminar pelo que os outros pensam da sua pessoa e da sua capacidade, e não se deixar escravizar pelo que a sociedade impõe como padrão de sucesso. Neste ponto, conduziu uma reflexão tomando como base a sua própria trajetória, de uma infância pobre a uma carreira bem-sucedida, com desafios relacionados a seus entes queridos que lhe ensinaram o valor do amor, da esperança e do perdão. “Não importam as dificuldades que a vida apresenta, nada é desculpa para deixar de dizer às pessoas que realmente são importantes para nós o quanto as amamos, todos os dias”, disse, ao fim da palestra, convidando a todos para dar um abraço apertado no participante ao lado.
A palestra aconteceu após um farto café da manhã oferecido pelo SESCAP-PR. Depois da apresentação de Jairo Martins, a JB Software sorteou um tablet e o CRCPR, uma inscrição para a 17ª Convenção dos Convenção dos Profissionais de Contabilidade do Paraná, que será em Foz do Iguaçu, no Hotel Bourbon Cataratas, de 17 a 19 de maio de 2017. Os ganhadores foram Sandro Zanchettin e Denise Maria de Oliveira, respectivamente.
Conselheiros e funcionários do CRCPR também participaram da palestra, que contou ainda com a presença do ex-presidente do CRCPR, Paulo Caetano.