No dia 7 de março, o terceiro episódio do programa Escola Técnica Básica do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) trará o tema "Esclarecimentos e Aspectos Práticos sobre Sócios e Acionistas" e valerá um ponto no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
O instrutor será o consultor jurídico tributário Evarley dos Santos Pereira, que conduzirá toda a primeira temporada do programa. O palestrante é também auditor, perito judicial, sócio-diretor de empresa e pós-graduado em Planejamento Tributário, Gestão Tributária, Auditoria Tributária e Docência Superior.
A apresentação esclarecerá sobre dados das partes, documentos comprobatórios nacionais e para estrangeiros, e órgãos oficiais relacionados ao processo de abertura, alteração contratual e baixa de empresas.
A primeira temporada terá ao todo cinco episódios e abordará conceitos e noções básicas sobre a temática Societário, tais como Microempreendedor Individual (MEI), Empresário Individual (EI), Sociedades (SOC), Sociedade Limitada (LTDA), Sociedade Anônima (S/A) e Sociedade Limitada Unipessoal (SLU). Quem se inscrever e realizar as atividades indicadas de todas as Escolas Técnicas Básicas neste primeiro semestre garantirá 6 pontos no PEPC-CFC de 2023.
"O objetivo da Escola Técnica Básica é capacitar profissionais contábeis que acabaram de entrar no mercado de trabalho, demonstrando o passo a passo das atividades diárias. Além disso, a ferramenta é muito útil às empresas contábeis, que podem trazê-la para suas equipes, a qualquer tempo e lugar, de forma gratuita", explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.
A Escola Técnica Básica, lançada em janeiro, tem episódios transmitidos na TV CRCPR, com acesso gratuito. As aulas são voltadas a profissionais da contabilidade iniciantes, com enfoque nos aspectos básicos da profissão. Os palestrantes convidados apresentam, de forma atualizada e objetiva, assuntos técnicos do dia a dia das empresas de serviços contábeis.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.