Presidente Laudelino Jochem participou da abertura do evento

No dia 7 de março, às 13h30, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em parceira com a Receita Federal do Brasil (RFB), promoveu uma tarde de palestras intitulada "Integração CRCPR e Receita Federal". O evento gratuito aconteceu em formato híbrido, presencialmente na sede do CRCPR, em Curitiba, e com transmissão ao vivo na TV CRCPR. A RFB trouxe ao CRCPR diversos palestrantes, que abordaram temas como Integra Contador, Redesim e Portal de Negócios, Programa Litígio Zero da RFB e a MP 1.160/2023. Assista o evento integralmente aqui!

A conselheira do CRCPR Gisele Machioski, foi a responsável pelo cerimonial do evento e convidou ao palco para a abertura o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, e a superintendente Regional da 9ª Região Fiscal (PR e SC) da RFB, Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz.

"O papel do CRCPR é instruir e levar educação continuada e nós temos muita alegria de trazer esse conhecimento direto da fonte, diretamente da Receita Federal, com credibilidade e para melhorar a vida profissional", comemorou Laudelino.

“Nós apresentamos neste evento alguns programas que podem facilitar o dia a dia do profissional contábil. Para nós é muito importante que quem interaja com a RFB acerte, que não erre, e que se errar erre pouco, e se errar, que estejamos preparados para orientar. Nós estamos num momento de aproximação, de uma RFB mais orientadora e não punitiva. Punitiva apenas para aqueles que não querem propositalmente cumprir suas obrigações”, comentou Cláudia.
Cláudia Regina Leão do Nascimento Thomaz, superintendente Regional da 9ª Região Fiscal da RFB, comentou os objetivos do evento

Os analistas tributários Maurício Futerko e Rafael Hartmann Gomes explicaram o Programa Litígio Zero

A cerimonial Gisele Machioski com o chefe da Divisão de Fiscalização da Superintendência da RFB na 9ª Região Fiscal, Emílio José Corso, que abordou questões a respeito da MP 1.160/2023

Na sequência, a primeira explanação foi conduzida pelos analistas tributários da RFB Maurício Futerko (currículo) e Rafael Hartmann Gomes (currículo), que abordaram o Programa Litígio Zero, suas formas de adesão e contexto que tem enfrentado com estoque de processos administrativos em julgamento.

Depois, o chefe da Divisão de Fiscalização da Superintendência da RFB na 9ª Região Fiscal (PR e SC), Emílio José Corso (currículo) abordou questões a respeito da MP 1.160/2023, que trata de métodos preventivos para autorregularização de obrigações acessórias. "A iniciativa de adesão tem que vir do contribuinte", reforçou Corso. “A Receita sempre teve o mantra ‘abriu o procedimento fiscal, acabou a possibilidade do contribuinte espontaneamente fazer recolhimento’. E, com base no Art. 3º da Medida Provisória nº 1.160/2023 e na Instrução Normativa RFB nº 2.130/2023, quebra-se esse paradigma, com a Autorregularização, que faz parte do Programa Litígio Zero. Alguns contribuintes passam a ter a possibilidade de adesão a esta modalidade”, explicou.

Deu continuidade o palestrante auditor fiscal Rériton Weidert Gomes (currículo) ao falar sobre o Redesim e Portal de Negócios, que tem como objetivo divulgar informações e ofertar serviços relacionados ao Processo de Registro e Legalização de Empresas e Negócios.  “Toda a comunicação e estrutura da REDESIM será aproveitada. Experiência do usuário, alertas, informações, tudo será feito por meio do portal de negócios da REDESIM. Queremos evitar o litígio. Incentivar a conformidade. O portal busca disponibilizar essas informações para vocês”, explicou Gomes.
Por fim, fechou o ciclo de palestras o coordenador-geral da TI da RFB, Felipe Mendes Moraes (
currículo), com o tema Plataforma Integra Contador, plataforma que disponibiliza serviços voltados ao mercado contábil e fiscal."Vamos reformar o eCAC, com nova linguagem e informações e a partir desta reforma, consultas robotizadas não serão possiveís no e-CAC, já que causam instabilidades no sistema”, contou Moraes.

O auditor fiscal Rériton Weidert Gomes ministrou sobre o Redesim e Portal de Negócios

O coordenador-geral da TI da RFB, Felipe Mendes Moraes, falou sobre o tema Plataforma Integra Contador

As inscrições tiveram a arrecadação solidária pelo público de alimentos não perecíveis que serão destinados a entidades sociais parceiras do CRCPR.

A seguir, confira o evento na íntegra!

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.