A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), com o apoio do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), realizou no dia 24 de janeiro, um seminário focado em esclarecer questões pertinentes ao FGTS Digital e EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de retenções e outras informações fiscais). O evento contou com a participação dos palestrantes Bruno Wanderley, auditor-fiscal do Trabalho, e Eduardo Tanaka, auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), que forneceram informações práticas e relevantes para os profissionais presentes, visando aprimorar práticas diárias e garantir a eficiência nas rotinas contábeis.

O FGTS Digital e a EFD-Reinf representam avanços na gestão e prestação de informações relacionadas às obrigações trabalhistas e previdenciárias. O FGTS Digital moderniza o processo de recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, simplificando as transações e proporcionando maior agilidade e transparência. Por outro lado, a EFD-Reinf, Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, destaca-se como uma ferramenta utilizada para o fornecimento de dados sobre retenções na fonte, contribuições previdenciárias e informações relacionadas aos serviços prestados.

Ambos os sistemas têm impacto direto nas rotinas contábeis e demandam compreensão aprofundada por parte dos profissionais, tornando eventos como este seminário essenciais para esclarecer dúvidas e garantir a aplicação correta dessas importantes obrigações.

A gravação do evento já acumula quase 2 mil visualizações. Confira no vídeo abaixo ou clicando aqui.