Nesta semana, dois eventos do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) abordarão a temática Contabilidade Pública. Na quarta-feira (17), a Escola Técnica aborda o tema "Contabilidade Pública e seus aspectos - orçamentário, patrimonial e fiscal", e na quarta-feira (18), a Escola Técnica CRCPR de Contabilidade Pública falará sobre "Gestão de custos na Administração Pública".

A próxima Escola Técnica CRCPR acontece no dia 17/5 e aborda "Contabilidade Pública e seus aspectos - orçamentário, patrimonial e fiscal"

O próximo episódio da Escola Técnica CRCPR no dia 17 de maio, das 9h às 10h, pela TV CRCPR,  contará com o tema "Contabilidade Pública e seus aspectos - orçamentário, patrimonial e fiscal". O objetivo é compreender os diferentes aspectos da contabilidade aplicada ao setor público (CASP) – orçamentário, patrimonial e fiscal, de modo a interpretar corretamente as informações contábeis. Profissionais da Contabilidade Pública no Brasil tem trabalhado para aperfeiçoar a elaboração e a divulgação da informação contábil para fins de prestação de contas, responsabilização (accountability) e tomada de decisão. Por isto, entender o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP) é primordial para que o contador público desempenhe com segurança os registros da aprovação e execução do orçamento, resgate o objeto da contabilidade, buscando a convergência aos padrões internacionais, tendo sempre em vista a legislação nacional vigente e os princípios da Ciência Contábil.

Para os participantes devidamente inscritos e que cumprirem a atividade de confirmação de presença, o evento vale um ponto no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC). O CRCPR será representado pelo conselheiro, Alberto Barbosa, que mediará a fala a ser ministrada por João Marcos Scaramelli (currículo).

Escola Técnica CRCPR Contabilidade Pública terá "Gestão de custos na Administração Pública" no dia 18/5

A Escola Técnica CRCPR voltada especificamente à temática da Contabilidade Pública terá sua terceira aula transmitida nesta quinta-feira (18/5), às 9h, com o tema "Gestão de custos na Administração Pública". Este episódio apresentará ações necessárias para a realização de controle e gerenciamento de custos na Administração Pública de forma efetiva. E, para os inscritos, a participação valerá um ponto no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC).

Para inscrever-se, clique aqui!

"As palestras desse projeto são mensais, gratuitas e transmitidas pela TV CRCPR.  E a Comissão do Contador Público trabalha em conjunto com a vice-presidência de Desenvolvimento Profissional na curadoria do conteúdo, assegurando a adequação e tempestividade dos temas a serem apresentados", explicou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem.

O instrutor da primeira temporada do programa é o contador Márcio Assumpção, que é mestre em Administração, pós-graduado em Auditoria Interna e Controladoria de Gestão, coordenador da Comissão do Contador Público do CRCPR e analista de controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

"Os profissionais da contabilidade de órgãos públicos precisam estar constantemente atualizados para atuar da maneira mais correta, transparente e produtiva possível. Esta é uma oportunidade para contribuir para que esses profissionais do Estado do Paraná estejam cada vez mais preparados", comentou o coordenador da Comissão do Contador Público do CRCPR, Márcio Assumpção (currículo),  instrutor da primeira temporada do programa.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.