Não Desvie o Olhar: Curitiba participa de campanha para combater exploração sexual infantil

A campanha internacional “Não Desvie o Olhar”, de combate e enfrentamento ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes foi lançada oficialmente em Curitiba nesta quarta-feira, 28. A iniciativa já está sendo veiculada em 16 países e em todas as cidades-sede da Copa do Mundo.

No lançamento, os vice-presidentes do CRCPR Marcos Rigoni de Mello (Administração e Finanças) e Narciso Doro Junior (Relações Sociais) representaram o conselho.

Os ídolos do futebol brasileiro Kaká e Juninho Pernambucano são os garotos-propaganda da campanha, que conta ainda com a participação do comentarista e ex-árbitro Arnaldo Cezar Coelho e da atriz Taís Araújo.

Na capital, a campanha é realizada pela prefeitura e a Fundação de Ação Social (FAS), em parceria com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) e Conselho Nacional do Sesi.

Ídolos do futebol brasileiro, como Juninho Pernambucano, são garotos-propaganda da campanha. Foto: Divulgação

Campanha internacional de combate à exploração sexual infantil (já em veiculação em 16 países) foi lançada oficialmente em Curitiba nesta quarta-feira (28). Foto: Daniel Caron/FAS

O secretário de Urbanismo Reginaldo Cordeiro, Marcos Rigoni de Mello (CRCPR), prefeito Gustavo Fruet e Narciso Doro Jr. (CRCPR).

Segundo o prefeito Gustavo Fruet, é importante aproveitar a visibilidade de um megaevento como a Copa para reforçar ações de prevenção e combate. “Realizar um evento desta grandiosidade com transparência, pensando estrategicamente a cidade e o aspecto social é importante para mobilizar a sociedade e mostrar que aqui a tolerância é zero contra crimes contra nossas crianças e adolescentes”, salientou.

“Neste ano, em função da Copa, há uma estratégia mais abrangente de comunicação para a proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes. Sentimos a necessidade de reforçar a nossa rede de proteção e a ideia é realmente escalar todos os cidadãos para o time que combate à violação de direitos das nossas crianças e adolescentes”, explica a presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet.

De acordo com estimativas do Ministério do Turismo, durante o período em que o país recebe a Copa do Mundo, cerca de 600 mil turistas estrangeiros irão desembarcar no Brasil. “Por isso vamos intensificar as ações da campanha nos aeroportos, rodoviárias e onde existir um grande fluxo de pessoas”, detalhou a gerente de operações do Sesi-PR, Maria Aparecida Lopes.

A presidente da FAS, Marcia Oleskovicz Fruet, disse que, em função da Copa, é preciso haver uma estratégia mais abrangente de comunicação para a proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

As peças publicitárias estarão por toda Curitiba, nas quais o jogador Alex, do Coritiba, se tornou o embaixador da causa. Além do atleta, redes de hotéis (Associação Brasileira das Indústria de Hotéis do Paraná), bares e restaurantes (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes no Paraná) e motoristas de táxis (Associação das Centrais de Rádio Táxi de Curitiba) também serão multiplicadores da iniciativa. O Instituto GRPCom é um dos apoiadores locais.

Denúncias

Os casos de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes podem ser denunciados através do Disque 100 ou do telefone 156, da Prefeitura de Curitiba.

Assessoria de imprensa CRCPR, com informações da Prefeitura de Curitiba.