Profissionais da contabilidade estão sendo alvos de golpes cada vez mais sofisticados por parte de quadrilhas criminosas. Os golpistas têm criado boletos falsos que aparentam ser legítimos, com logo e informações que se assemelham aos boletos reais. Embora pareça legítimo, ao efetuar o pagamento do boleto, o valor vai parar nas mãos de criminosos, não no destino esperado.
O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) informa que não envia boletos para pagamentos de multas antes do devido processo, respeitada a ampla defesa e o direito ao contraditório dos profissionais contábeis. Ou seja, antes de receber a multa, o profissional primeiramente é notificado. Por isto, caso receba um boleto para pagamento de multa referente a um processo junto ao Conselho e ainda não tenha recebido nenhuma notificação ou passado pelo procedimento de defesa, o profissional da contabilidade deve desconfiar e entrar em contato com o CRCPR para verificar se a cobrança é legítima.
Em caso de dúvidas, os profissionais e organizações contábeis também podem conferir no Portal de Serviços do CRCPR, mediante acesso com login e senha, se em seu cadastro consta pendência de multa de infração. Em Serviços Online, na opção "Impressão de Guias" é possível verificar todos os débitos em aberto com o CRCPR.
Profissional: clique aqui para consultar!
Como identificar boletos falsos?
Como se proteger?
Para evitar cair em golpes, é essencial adotar algumas medidas de segurança:
Proteja-se desses golpes seguindo essas orientações e mantenha-se vigilante contra as tentativas de fraude.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.