Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Na próxima semana, dia 10 de agosto, às 9h, a Escola Técnica CRCPR Contabilidade Pública abordará o tema "Notas Explicativas - Demonstrações Contábeis Aplicadas ao Setor Público". A aula será transmitida na TV CRCPR e apresentará orientações para a elaboração de notas explicativas, que devem fornecer informações úteis para fins de prestação de contas, responsabilização e tomada de decisão, auxiliando os usuários a entender melhor, e no contexto adequado, as informações financeiras e não financeiras incluídas nos Relatórios Contábeis de Propósitos Gerais. Aos inscritos, a participação valerá pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC).  

Inscreva-se aqui!

O instrutor será o contador Márcio Assumpção, mestre em Administração, pós-graduado em Auditoria Interna e Controladoria de Gestão, coordenador da Comissão do Contador Público do CRCPR e analista de controle do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR).

Em agosto, o programa contará com duas aulas extraordinárias sobre temas importantes neste mês para o contador público. Confira!

Com temas importantes neste mês para o contador público, a Escola Técnica Contabilidade Pública terá duas aulas extraordinárias. No dia 18, às 9h, o palestrante Marcos Venícius Medri, auditor de controle externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), falará sobre "Retenção Ampla de Imposto de Renda para Estados e Municípios - IN RFB 2145/2023". A Instrução Normativa em questão dispõe sobre a retenção de tributos nos pagamentos efetuados por órgãos da Administração Pública Federal direta e indireta e outras pessoas jurídicas pelo fornecimento de bens e serviços. Para inscrever-se, clique aqui!

Em seguida, no dia 21, às 14h,  "Obrigações Acessórias: EFD- Reinf" serão os temas abordados por Elisangela Cabral, especialista em Gestão Pública e Tributária. Nesta aula, será apresentada a sistemática de envio da obrigação acessória instituída pela Receita Federal do Brasil (RFB) aos entes públicos pelo EFD- Reinf. Elisangela também explicará os eventos de retenção previdenciária e Imposto de Renda, formas de envio da prestação de contas, a legislação e as instruções normativas pertinentes. Para inscrever-se, clique aqui!


Assista abaixo ao quinto episódio da Escola Técnica - Contabilidade Pública, sobre "Noções e procedimentos orçamentários: pontos de atenção na LDO e LOA", transmitido em julho:


Reprodução permitida, desde que citada a fonte.