Na capital e no interior, “Primeiros Passos” orientam os novos profissionais contábeis

Há mais de um ano e meio, tinha início a segunda fase do programa Primeiros Passos com o CRCPR, focada na orientação de contabilistas em início de carreira. Desde o começo, em novembro de 2012, essa tarefa esteve a cargo dos inspetores fiscais do conselho, incumbidos de visitar empresas contábeis recém-estabelecidas no Paraná e conversar pessoalmente com seus responsáveis técnicos.

Sem qualquer conotação fiscalizatória, o diálogo com esses jovens visa muni-los de informações relacionadas ao Sistema CFC/CRCs e a atuação de setores específicos em cada conselho regional, como o Registro, a Fiscalização e o Desenvolvimento Profissional, responsável pela realização de cursos de capacitação presenciais e à distância em todo o Estado, reforça a presidente do CRCPR, conselheira Lucelia Lecheta.

A contadora Lidiane de Oliveira Martins, de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, recebeu a visita do projeto em junho.

A técnica contábil Cibele Cristina Esmaniotto, de Curitiba, conversou recentemente com fiscais do conselho encarregados da segunda fase dos Primeiros Passos.

Os fiscais também estão capacitados a orientar sobre normas de funcionamento comuns aos escritórios, com base na respectiva legislação, como a identificação profissional em placas, cartões e carimbos (Decreto-Lei 9295/46), a elaboração da escrituração contábil conforme o porte do cliente, a contratação de funcionários para atividades específicas, os serviços disponíveis via site do CRCPR, como a emissão da Decore (Declaração comprobatória de rendimentos), dentre outros assuntos.

Com esta missão, as fiscais Luciana Correr e Mairê Dahlem encontraram, na última semana de junho, a contadora Lidiane de Oliveira Martins, em São José dos Pinhais. Elas estiveram também em Curitiba, com as técnicas contábeis Maria Doroteia Martins e Cibele Cristina Esmaniotto.

A técnica em contabilidade Maria Doroteia Martins, de Curitiba; contabilistas recebem exemplar do livro de Práticas Contábeis.

Em Maringá, o contador Eduardo Beraldo da Rosa e seus colaboradores, o também contador Elieser Rodrigues Gomes e Luciana Bianchini Francisco.

Em Maringá, também em junho, o fiscal Marcos Euclides Alves conversou com o contador Eduardo Beraldo da Rosa e seus colaboradores, o também contador Elieser Rodrigues Gomes e Luciana Bianchini Francisco. Em outra empresa, Marcos foi recebido pelo contador Fabio Donizete Marangoni.

Histórico

Os Primeiros Passos foram lançados oficialmente em maio de 2012, nas cidades de Apucarana e Rolândia. Os estudantes de Ciências Contábeis foram a prioridade da primeira etapa do programa. Para eles, o conselho realizou palestras em universidades, a respeito de ética profissional, fiscalização, educação continuada e participação nas entidades contábeis.

O contador Fabio Donizete Marangoni, de Maringá.