Museu vai preservar a memória da contabilidade no Paraná

Profissionais da área contábil paranaense podem contribuir com doações ao Museu da Contabilidade do Paraná que está sendo instalado na sede do CRCPR, em Curitiba. Muitos contabilistas ainda guardam peças, máquinas, artefatos raros não mais utilizados na atividade. As peças serão conservadas e até restauradas quando houver necessidade.
A contabilidade tem uma história complexa que não pode correr o risco de ser perdida. O museu cumpre um papel de elo entre os profissionais, que incentiva o desejo de entender, apreciar e dividir a origem de sua atividade em comum, além de mostrar sua evolução e conservar o orgulho da profissão que tem grande influência na construção do estado.

Primeira doação

A primeira peça do Museu da Contabilidade do Paraná foi doada pelo contabilista Eros Pupo. Uma prensa de parafuso para encadernação. Trata-se de uma peça feita, geralmente, em ferro fundido, até os anos 1940 aproximadamente. Serve para colagem, quando se mantém pressionado o livro pelo tempo necessário para a cura da cola. Eram usadas nos antigos escritórios de ?guarda-livros? que hoje são os contadores. Os livros diários tinham que ser impressos, por estêncil e pano úmido para fins fiscais.

Eros Pupo, que acumula mais de 50 anos de profissão contábil, possui um acervo de antigos equipamentos usados na contabilidade. Algumas peças herdadas do pai e do avô são quase impossíveis de se encontrar. A prensa doada por Eros estava afixada, em frente ao seu escritório contábil, em uma viga de Imbuia de quase cem anos, garante o contabilista. ?Tenho maquinas que fazem parte da terceira geração da família Pupo?.

Ele mantém um escritório de contabilidade na região do bairro Cristo Rei em Curitiba há mais de vinte anos. Sua esposa Eledir Maria Pupo e sua filha Fabiola Elizabeth Pupo também são contabilistas. Ele participou da Segunda Convenção dos Contabilistas e do Segundo Congresso de Contabilidade do Estado do Paraná de 19 a 23 de outubro de 1976. Aos 15 anos de idade em 1954, Eros retirou seu primeiro certificado profissional, o Certificado de Habilitação em Comércio do Senac em Imbituva ? PR.

Filho e neto de comerciantes, Eros recebeu como herança um livro de atas de uma associação de produtores de Imbituva, na região centro-sul do Paraná, que contém balanços contábeis de 1916, escritos em alemão. Da mesma forma, o museu Alemão de Waldenbuch, expõe livro similar só que de 1933. Eros afirma que o museu do CRCPR tem capacidade para ser o mais atrativo do país. ?O museu do conselho tem maior importância e é garantia que os objetos não serão perdidos?.
O presidente do CRCPR Paulo Caetano aposta na tradição do estado como privilégio para o sucesso do museu. ?Como foi grande a emigração de europeus ao Paraná antigamente é possível que existam peças exclusivas no estado?.

Doações: Os contabilistas, familiares e instituições que quiserem fazer doações para o acervo do Museu da Contabilidade do Paraná podem entrar em contato com o CRCPR pelo telefone (41) 3360-4706 ou 4707. O doador receberá um certificado de doação e as peças serão expostas com a identificação da origem.