Museu da contabilidade é atração no CRCPR

Inaugurado em dezembro de 2011 pelo então presidente do CRCPR Paulo Caetano, o Museu da Contabilidade tornou-se uma das principais atrações de estudantes de Ciências Contábeis que visitam o Conselho. Localizado no hall de entrada da sede do CRCPR, o museu reúne peças que eram usadas na atividade contábil, representando uma verdadeira aula para os jovens. Entre elas, há máquina calculadora e de escrever, computador, mimeógrafo, caneta pena, livros, disquetes.

Entre as peças mais antigas constam uma máquina calculadora de 1900, máquina de escrever de 1930 e um Livro Diário de 1921. A primeira doação veio do contabilista Eros Pupo, uma prensa de parafuso para encadernação dos anos 1940 - equipamento em ferro fundido que servia para colagem de livros. Era usado nos escritórios de “guarda-livros”. Os livros diários tinham que ser impressos por estêncil e pano úmido para fins fiscais. Além de Eros Pupo, também fizeram importantes doações ao museu Amazonas do Amaral, Simone C. Laureanti, Odair Foggiato, Fábio Silveira, Wilson Munhoz, Reinaldo A. Foggiato, Nélio M. Orzechowski e inúmeras outras pessoas.

Além de equipamentos e objetos antigos, o espaço tem painéis com imagem do padroeiro dos contabilistas, o apóstolo São Mateus; Frei Luca Pacioli, o pai da contabilidade; João Lyra, patrono dos contabilistas brasileiros; símbolos da contabilidade e um breve histórico da contabilidade dos primeiros sinais nas civilizações antigas à atualidade.

Estudantes de contábeis da PUC-Londrina foram os últimos a visitar o local em grande grupo. Estavam acompanhados pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis da PUC de Londrina, Elenice Cacia Bitencourt Teixeira e alguns professores.
O museu fica aberto à visitação no horário de expediente das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira. As visitas em grupo devem ser agendas pelo f. (41)3360-4700.

Padroeiro dos contadores, o apóstolo São Mateus era coletor de impostos.

Frei Luca Pacioli, o pai da contabilidade

João Lyra, patrono dos contabilistas brasileiros.