Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Museu da Contabilidade do PR recebe a primeira doação.

O contabilista de Curitiba Eros Pupo fez a primeira doação ao Museu da Contabilidade do Paraná. Uma prensa de parafuso para encadernação. Trata-se de uma peça feita, geralmente, em ferro fundido, até os anos 1940 aproximadamente. Serve para colagem, quando se mantém pressionado o livro pelo tempo necessário para a cura da cola. Eram usadas nos antigos escritórios de ?guarda-livros? que hoje são de contabilidade. Os livros diários tinham que ser impressos, por estêncil e pano úmido para fins fiscais.

Eros Pupo, que acumula mais de 50 anos de profissão contábil, possui um acervo de antigos equipamentos usados na contabilidade. Algumas peças herdadas do pai e do avô são quase impossíveis de se encontrar. A prensa doada por Eros estava afixada, em frente ao seu escritório contábil, em uma viga de mogno dos anos 1960, garante o contabilista. ?Tenho máquinas que fazem parte da terceira geração da família Pupo?. 

Da mesma forma, muitos outros profissionais paranaenses ainda guardam peças, objetos, máquinas e outros artefatos não mais utilizados na atividade e que poderiam compor o Museu da Contabilidade do Paraná. A intenção do presidente do CRCPR, Paulo Caetano, de instalar o museu é conservar a história da contabilidade. ?As peças serão cuidadas e até restauradas para garantir a memória do contabilista?, afirma.

O Museu da Contabilidade, que será instalado no térreo da sede do CRCPR requer a participação de todos que queiram colaborar com o inventário e garantir a conservação dos objetos. A Comissão responsável pela organização do Museu da Contabilidade do CRCPR é presidida pela conselheira Lucélia Lecheta e formada pelos conselheiros Maurício Cândido e Dolores Locatelli, e pelos funcionários Gerson Luiz Borges de Macedo e Pedro Hugo Catossi.