Movimento A Sombra do Imposto reivindica reforma tributária

O movimento A Sombra do Imposto foi lançado nacionalmente, no último dia 16, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, em Curitiba, reunindo lideranças de 20 capitais brasileiras e 18 cidades paranaenses, reivindicando reforma tributária, justiça fiscal, redução da carga de impostos e melhor emprego dos recursos arrecadados. O gerente-executivo da Unidade de Política Econômica da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Flávio Castelo Branco, fez uma palestra em que mostrou como a injustiça tributária brasileira afeta a competitividade das empresas. A videoconferência foi retransmitida para 18 cidades paranaenses e 33 estados.

Avalia o presidente do CRCPR Paulo Caetano que a iniciativa merece plena adesão da classe contábil e de toda a sociedade. “O principal objetivo é reivindicar ao governo federal e ao Congresso Nacional uma reforma tributária capaz de reduzir a carga tributária, ampliar o universo de contribuintes, simplificar o sistema, redistribuir a arrecadação entre os entes da federação, desonerar as empresas e os trabalhadores, incentivar a poupança e o investimento produtivo.A reforma é prevista há décadas. Entra governo sai governo, no entanto, as únicas surpresas têm sido novos impostos, taxas, alíquotas, aumento da carga. Ela, porém, não depende somente da vontade do governo. Passa pelo Congresso e pelo crivo da sociedade. Segundo o economista, a injustiça fiscal tem três dimensões principais: a carga tributária excessiva; a maneira desigual com que ela incide sobre diferentes segmentos produtivos; e a tributação regressiva na sociedade, que cria desigualdades entre contribuintes”, afirma.

O palestrante insistiu na importância de uma reforma tributária que assegure os direitos e garantias do contribuinte. “E qualquer reforma deve partir do princípio de que a carga tributária não deve ser aumentada e que o crescimento de recursos tributários deve advir do crescimento da economia”, declarou.

Feirão do Imposto

No mesmo evento, também foi lançada a edição 2011 do Feirão do Imposto. Iniciativa do Conselho Nacional de Jovens Empresários (Conaje), ligado às associações comerciais estaduais, o Feirão foi realizado no sábado, dia 17, levando às ruas das principais cidades do país exemplos do impacto da carga tributária sobre diferentes produtos.

Em Curitiba, a principal mobilização aconteceu na Rua XV de Novembro, no Centro. A partir das 9 horas, em tendas instaladas ao longo do calçadão, foram exibidos diversos produtos com a indicação dos impostos que incidem sobre cada um deles. Nas tendas, também foram instaladas telas em que a população pôde conhecer o simulador da Sombra do Imposto. Disponível no site do movimento, o aplicativo também mostra o quanto as pessoas pagam em tributos em suas compras.