Morre o ex-conselheiro do CRCPR Valdir Oripka Milício

Faleceu no dia 1º de agosto, em Curitiba, dois dias antes de completar 64 anos, vítima de câncer, o contador Valdir Oripka Milício, ex-conselheiro do CRCPR e coordenador do Registro do Comércio na Junta Comercial do Paraná. Deixou a esposa, Liana Mara, e o filho, Gustavo Alves.

Poucas pessoas no Paraná entendiam tanto sobre registro público de empresas, no âmbito das regras praticadas no país pelo Departamento Nacional de Registro de Comércio (DNRC) e as juntas comerciais. Natural de Inácio Martins, Valdir Oripka atuava na Junta Comercial do Paraná desde 1986. Além das atividades internas da Jucepar, costumava percorrer o estado ministrando palestras sobre registro do comércio, pela Junta ou a convite de entidades e instituições de ensino.

Lamentando a perda, o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Naim Akel, comenta: “Valdir foi um exemplo de dedicação ao trabalho, esteve sempre disposto a contribuir para a melhoria e defesa da classe contábil e empresarial do Estado e também para os trabalhos realizados pela autarquia”. A presidente do CRCPR Lucelia Lecheta reforça: “O Valdir sempre atendeu com muita humildade e

presteza todas as nossas demandas. Era muito dedicado, estudioso e sabia tudo de registro do comércio”. Na mesma linha, ressalta o ex-vogal da Jucepar e ex-conselheiro do CRCPR, Armando Lira, que conviveu com ele dentro e fora da Junta: “Sempre encontrei um servidor, na acepção da palavra, disponível, cordato, ainda que em situações estressantes de mudanças de última hora. Estava sempre presente nas soluções. No convívio diário, enquanto estive exercendo a função de vogal, o Valdir sempre esteve nos ajudando, não apenas a mim e não apenas em questões técnicas, de sistemas, de protocolos... Na realidade, ele

compartilhava com simplicidade seu imenso conhecimento jurídico-empresarial-societário com todos, sem exceção. Vez por outra, no afã de resolver um problema, com soluções menos burocráticas, era incompreendido. Mas, tenho a certeza de que sempre foi muito bem entendido pela classe dos contabilistas!

Valdir Oripka foi conselheiro do CRCPR no período de 2008 a 2012 e antes de ingressar na Junta Comercial trabalhou no Exército, na prefeitura de Paranaguá e na construtora Gemar. Embora ainda não estivesse aposentado, somava 43 anos de trabalho. Era formado em Ciências Contábeis, e possuía especializações, entre outras, em Gestão Pública e Desenvolvimento Regional, Direito Societário e Educação Ambiental e Ecologia.