Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Moradores de Mallet e Rebouças discutem orçamento familiar em palestra do PVCC

No dia 28 de agosto, o contador Luiz Fernando Martins Alves, integrante do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) no Paraná, ministrou palestra sobre controle do orçamento familiar a famílias de baixa renda dos municípios de Mallet (manhã) e Rebouças (tarde), municípios da região de Irati, sudeste do Paraná.





imagem
Em Mallet, os participantes eram uma mescla de pessoas que residem na cidade, trabalhadores rurais e alguns aposentados.





imagem
Em Rebouças, o público era formado exclusivamente por participantes de um programa local de moradias populares.



Em Mallet, os cerca de 30 participantes eram uma mescla de pessoas que residem na cidade, trabalhadores rurais e alguns aposentados. Já em Rebouças, o público, também ao redor de 30 pessoas, era formado exclusivamente por participantes de um programa local de moradias populares.

O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, por meio do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), coordenado pelo contabilista Gilberto Maurício Cândido, mantém um termo de cooperação técnica com a Secretaria da Família para ministrar palestras educativas sobre o tema em todo o estado, com o objetivo de conscientizar as famílias sobre a importância de planejar o orçamento, administrar o dinheiro e evitar dívidas.

Os participantes das palestras receberam a cartilha Orçamento Familiar, redigida em linguagem acessível e didática, que aborda temas como as causas do descontrole do orçamento pessoal e familiar, traz sugestões para o equilíbrio das contas, com dicas sobre gastos com saúde, cartão de crédito, veículos, compras no crediário e empréstimos consignados, além de uma tabela modelo para o controle do orçamento mensal.