Mobilizações vão reivindicar um sistema de impostos mais simples e justo

A população paranaense é convidada a participar, nas principais cidades do estado, dia 25 de maio – Dia da Indústria e Dia Nacional de Respeito ao Contribuinte - de manifestações públicas organizadas pelo movimento “A Sombra do Imposto”.

Sob o lema “Simplifica já: por um sistema de impostos mais simples e justo”, os eventos ocorrerão, simultaneamente, a partir das 10h30, em Curitiba (na Boca Maldita) e pelos menos em outras 20 cidades: Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Cascavel, Guarapuava, Pato Branco, Francisco Beltrão, União da Vitória, Foz do Iguaçu, Irati, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Apucarana, Arapongas, Bandeirantes, Santo Antônio da Platina, Umuarama, Cianorte, Campo Mourão e Rio Negro – em locais a serem definidos.

As manifestações integram um projeto de mobilização empresarial e social coordenado pela Federação da Indústria do Paraná- Fiep, CRCPR, Conselho do Jovem Empresário (CJE) da Associação Comercial do Paraná (ACP) e Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT). O movimento “A Sombra do Imposto” tem o apoio de 45 instituições representativas do Estado.

O objetivo – explica Dorgival Lima Pereira, da coordenação da Sombra do Imposto – é estimular a sociedade para que se expresse, seja por abaixo-assinados, cartas, e-mails ou até mesmo cobrança direta aos parlamentares, para que votem com urgência medidas de reestruturação tributária.

Os atos do dia 25 devem dar sustentação a um documento com propostas de simplificação tributária que será entregue ao Congresso Nacional e ao Governo Federal. O material vem sendo elaborado por um grupo de trabalho do Conselho Temático de Assuntos Tributários da Fiep e por instituições parceiras da Sombra do Imposto, como o CRCPR.

Entidades interessadas em participar das manifestações podem entrar em contato com o coordenador executivo do movimento A Sombra do Imposto, pelo telefone (41) 3271-9515 ou pelo e-mail dorgival.pereira@fiepr.org.br.