Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Em sua busca por compartilhar conhecimento com a classe contábil paranaense, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná agora tem o boletim ACCPR em Foco. Trata-se de um espaço reservado na área de notícias dos portais da entidade e do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CPRCPR) para divulgar notícias, entrevistas, artigos e e eventos dessa entidade que, além de promover o desenvolvimento e a valorização da profissão contábil, fomenta a pesquisa e a atualização dos profissionais da área. 

Moacir Carlos Baggio -
membro fundador; cadeira nº 11

Moacir Carlos Baggio fala sobre livro que conta a evolução histórica da Contabilidade e das Academias

No ano passado, a Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR) lançou um novo livro que conta a evolução histórica da Contabilidade e das Academias de Ciências Contábeis. A obra foi escrito por Moacir Carlos Baggio, com a contribuição dos acadêmicos Nilva Amália Pasetto (atual presidente da ACCPR), Vicente Pacheco, Elias Garcia, João Eloi Olenike e Antônio Gonçalves de Oliveira. 

Nesta entrevista, Baggio conta sobre o processo de construção da obra literária e de sua experiência com a ACCPR, onde ocupa a cadeira de nº 11 e é membro fundador.

CRCPR Online: O que motivou a produção do livro?

Moacir Carlos Baggio: O principal motivo foi escrever a nossa história para as futuras gerações. Temos em nossos arquivos os documentos de todo o período de existência da ACCPR, mas os dados encontravam-se muito esparsos. Além disto, os currículos e memoriais dos Acadêmicos estavam desatualizados. Então, percebemos a necessidade de atualizá-los e compilá-los em um livro. 

CRCPR Online: Para o senhor, como um dos fundadores da ACCPR, o que significou fazer a curadoria de conteúdo e lançar esta obra? 

MCB: Foi um momento marcante em minha vida, como profissional da Contabilidade, e uma grande satisfação desenvolver esse trabalho, principalmente pelo fato de ter conhecido todos os acadêmicos. Agradeço pela confiança depositada pelos colegas, pois é sabido que a confecção de um livro passa por várias etapas, o que torna o trabalho dificultoso e demorado.

CRCPR Online: Quais foram os principais desafios enfrentados ao longo do processo da elaboração do livro? 

MCB: A experiência em compilar os dados de forma que a editora pudesse elaborar o seu trabalho de revisão, diagramação e confecção da obra. Existem algumas rotinas e burocracias que só fui tomar conhecimento no decorrer do trabalho. Ressalto também o fato de que, como mencionei, os dados dos memoriais e currículos dos acadêmicos estavam desatualizados, então a coleta das informações, principalmente daqueles que já faleceram, foi uma árdua tarefa. 

CRCPR Online:  Qual é a importância da obra para a ACCPR, para os acadêmicos e para a sociedade? 

MCB: Para a ACCPR, é mostrar a história da Academia ao longo dos 45 anos e homenagear os acadêmicos que fizeram e fazem parte dessa trajetória. Para os acadêmicos, representa o reconhecimento por vidas dedicadas à Contabilidade, inseridas no memorial de cada um, e um orgulho para seus parentes e amigos. Para a sociedade, é um legado deixado para as futuras gerações e um exemplo para aqueles que serão os profissionais de contabilidade amanhã.  

CRCPR Online:  Poderia compartilhar algo que o tenha surpreendido no processo de elaboração? Alguma curiosidade?

MCB: Foi curioso verificar nos memoriais e currículos dos acadêmicos, tanto daqueles que estão em outro plano, quanto daqueles que estão vivos, a riqueza do conteúdo e as contribuições para o desenvolvimento da nossa profissão, seja através de livros, trabalhos ligados à área contábil, ou ainda, no desempenho do Magistério, transferindo seus conhecimentos para os futuros profissionais. 

CRCPR Online:  Na sua opinião, qual é o legado que a ACCPR busca deixar para as futuras gerações das Ciências Contábeis? 

MCB: É incomensurável, pois a Academia reescreve e redescobre a sua trajetória ao longo dessas quase cinco décadas de história, além de ser exemplo para a posteridade.  

CRCPR Online:  Ao longo desses 45 anos de história da ACCPR, quais foram as principais contribuições da entidade para a evolução da profissão contábil no Paraná?

MCB: Podemos citar a participação da Academia nas Convenções Estaduais e Federais de Contabilidade; o compartilhamento do conhecimento contábil através dos Acadêmicos com a publicação de livros, trabalhos e apostilas; a participação de Acadêmicos nas entidades de classe, como no Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Conselho Federal de Contabilidade, Sindicatos no Estado do Paraná, Sindicatos de Empresas Contábeis, Federação Nacional das Empresas (Fenacon), bem como em Escolas Técnicas de Comércio e Instituições de Ensino Superior que mantém os cursos de Ciências Contábeis. 

CRCPR Online: Como a parceria com o CRCPR vem influenciando a ACCPR?

MCB: A parceria com o CRCPR é muito importante para a Academia, não só pela cessão do espaço e apoio logístico para que a Academia desenvolva seus trabalhos, como também pelo compartilhamento de conhecimento contábil nos eventos para a classe. Esse apoio é fundamental nos dias atuais, em que o avanço tecnológico impõe maiores investimentos materiais e humanos.



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.