Ministro da SMPE traz Caravana da Simplificação ao Paraná

O ministro da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, apresentou terça-feira, 25, em Curitiba, a Caravana da Simplificação, mobilização pela aprovação do novo Simples Nacional e promover a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

O ministro falou sobre as medidas que estão sendo tomadas na SMPE com o objetivo de trazer melhorias e facilidades aos micro e pequenos empresários. “Abrir e fechar empresa ainda é difícil, existem vários processos e cadastros que dificultam. Com a Redesim teremos um único balcão de atendimento, que é a Junta Comercial, com um cadastro único feito com o CNPJ”, disse Afif.

O evento, na Associação Comercial do Paraná, foi prestigiado por autoridades dos meios empresarial, contábil e político.

Segundo ele, o Paraná deverá servir de modelo para a implantação da RedeSim: “A atuação do Fórum com a Junta Comercial será fundamental para facilitarmos a vida do cidadão. Temos que integrar processos da União, dos estados e dos municípios”, enfatizou.

Afif também falou sobre o tratamento jurídico diferenciado às MPEs, a importância do projeto Jovem Aprendiz no ambiente de negócios e as iniciativas para facilitar o acesso ao crédito. “Nossa missão é solidificar a política de tratamento diferenciado para os pequenos. Neste processo precisamos estar juntos mais do que nunca. Nós estamos em uma cultura burocrática que precisamos enfrentar. Este é o começo das grandes mudanças no país”, disse.

O objetivo é transformar o ambiente de negócios das micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras, com desoneração tributária, desburocratização do processo de abertura e fechamento de empresas, e do cumprimento das obrigações acessórias e de apoio ao aumento da competitividade do segmento.

Lançamento da Caravana da Simplificação em Curitiba, no auditório da ACP, nesta terça, 25.

Afif Domingos: Paraná deve ser modelo para a implantação da RedeSim.

Estiveram presentes no evento, na sede da Associação Comercial do Paraná, inúmeras autoridades empresariais, da classe contábil e dos governos locais, entre outras, a presidente do CRCPR Lucélia Lecheta, o presidente da Associação Comercial do Paraná Edson José Ramon; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) Edson Campagnolo; o diretor nacional do Sebrae José Claudio, o presidente da Junta Comercial do Paraná (Jucepar) Ardisson Akel, o secretário da Indústria e Comércio e Relações com o Mercosul, Ricardo Barros, o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe), Ercilio Santinoni, o deputado federal Eduardo Sciarra.

Além de Curitiba, a Caravana da Simplificação já passou por Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO) e Caxias do Sul (RS) e deve ser apresentada em todos os estados e no Distrito Federal até maio.

Fonte: CRCPR com assessoria SMPE