Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


O Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) adotou o abril como o mês do profissional da contabilidade em comemoração ao Dia 25 de abril, Dia do Profissional da Contabilidade. Para marcar essa celebração, a entidade lançou a campanha Profissional da contabilidade: parceiro que agrega valor. 

"O tema escolhido sintetiza a forma como queremos ser reconhecidos pela sociedade", destaca o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin. "Mas entendemos que para valorizar nossos profissionais, não basta investirmos em campanhas institucionais. Quem nos acompanha nesta jornada sabe que vemos a atualização constante como atividade fundamental para que a sociedade reconheça o quanto podemos contribuir para o sucesso das empresas, o desenvolvimento econômico e a transparência das organizações", acrescenta.

"Por isso, a Câmara de Desenvolvimento Profissional e as Comissões CRCPR Contabilidade Pública, Auditoria Contábil e Diversidade e Inclusão prepararam para as próximas duas semanas uma intensa programação de eventos, que serão transmitidos pela TV CRCPR", comenta o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem.

Confira a seguir a programação de eventos das próximas semanas:

16/4 - Terça-feira: Estrutura do Balanço Patrimonial será tema da próxima Escola Técnica CRCPR Básica

Na próxima aula da Escola Técnica CRCPR Básica, que a TV CRCPR transmite na terça-feira, 16 de abril, às 9h, o tema abordado será "Estrutura Básica do Balanço Patrimonial". A instrutora deste episódio, Crislaine de Fátima Gonçalves Godke (currículo), explicará sobre a estrutura básica do balanço patrimonial e demonstrará de maneira prática, com exemplos, como se dá a classificação dos fenômenos contábeis. Quem quer ser fera, ou ter uma equipe fera, em aspectos essenciais da rotina contábil, não pode perder!

 Para se inscrever, clique aqui

Sobre a Escola Técnica CRCPR Básica

O objetivo da Escola Técnica Básica é capacitar profissionais contábeis que acabaram de entrar no mercado de trabalho, demonstrando o passo a passo das atividades diárias. Além disso, a ferramenta é muito útil às empresas contábeis, que podem trazê-la para suas equipes, a qualquer tempo e lugar, gratuitamente. 


17/4 - Quarta-feira: Escola Técnica CRCPR abordará "Simples Nacional para Advogados"

A próxima Escola Técnica CRCPR acontecerá no dia 17 de abril, das 9h às 10h, na TV CRCPR. O palestrante convidado será Gabriel Villena (currículo), que apresentará o tema "Simples Nacional para Advogados". O conselheiro Décio Galdino será o responsável pela mediação. Esta aula oferecerá insights essenciais sobre a declaração e tributação para sociedades de advogados, inclusive a unipessoal.

Para os participantes devidamente inscritos e que cumprirem a atividade de confirmação de presença, o evento vale certificado. A pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) está em processo de homologação, e, quando disponível, será atribuída automaticamente a quem confirmar presença no link da transmissão.



18/4 - Quinta-feira: Escola Técnica CRCPR Contabilidade Pública apresenta segunda parte do episódio sobre a Lei de Licitações 

Na quinta-feira (18/4), das 9h às 10h30, a Escola Técnica CRCPR Contabilidade Pública terá um episódio com a temática "O contador e a nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021)". A aula será dividida em três partes, cuja segunda será transmitida na TV CRCPR no dia 18

O palestrante será Gihad Menezes (currículo), contador, advogado e auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Menezes também possui o título de Master of Law em Direito Tributário e é especializado em Gestão Pública e Ética, Valores e Cidadania. Além disso, ele é coautor do livro Manual de Licitações (TCE-PR e Sebrae).

Em 2023, a Escola Técnica Contabilidade Pública contou com 11 episódios dedicados a temas como "Obrigatoriedade de Retenção de Tributos", "Ativo Imobilizado", "Gestão de Custos", "Plano Plurianual", "Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei Orçamentária Anual", "Notas Explicativas", "Obrigações Acessórias EFD-Reinf", "DCTFWeb" e "Retenção Ampliada de Imposto de Renda".

23/4 - Terça-feira: Auditor Fiscal da Receita Federal ministrará live sobre Tributação das Subvenções para Investimento

Na terça-feira,  23 de abril, das 9h às 10h, a TV CRCPR transmite a live "Tributação das Subvenções para Investimento: Leis nº 12.973/2014 e 14.789/2023". O palestrante será o auditor fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB), Carlos André Soares Nogueira (currículo). 

Nogueira realizará uma apresentação e debate acerca da interpretação da RFB sobre o tratamento das subvenções para investimento para fins da apuração de IRPJ e CSLL segundo as Leis nº 12.973/2014 e 14.789/2023.  

A subvenção é uma forma de subsídio dado pelo governo, tratando-se de um benefício tributário para diminuir ou isentar as empresas do pagamento de tributos, como incentivo à instalação ou ampliação de empreendimentos em determinados locais.

O evento será mediado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Laudelino Jochem

Para se inscrever, clique aqui!


24/4 - Quarta-feira: Escola Técnica CRCPR abordará Planejamento Sucessório e as Oportunidades da Reforma Tributária

Na quarta-feira (24/4), das 9h às 10h0, a Escola Técnica CRCPR apresenta a palestra "2024: Ano do Planejamento Sucessório - Oportunidades da Reforma Tributária para a maximização do patrimônio da Família Empresária". 

Para se inscrever para a esta aula, clique aqui!

O palestrante será o especialista Nereu Domingues (currículo), contador e advogado

Para os participantes devidamente inscritos e que cumprirem a atividade de confirmação de presença, o evento vale certificado. A pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) está em processo de homologação, e, quando disponível, será atribuída automaticamente a quem confirmar presença no link da transmissão.




25/4 - Quinta-feira: Transfer Pricing será tema de palestra da Comissão CRCPR Auditoria Contábil

No dia 25/4, quinta-feira, das 9h às 10h, a Comissão CRCPR Auditoria Contábil promoverá uma live na TV CRCPR sobre o tema "Transfer Pricing no Brasil: Entendimento dos potenciais impactos da nova regra para a Contabilidade e a Auditoria". O evento terá o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, como mediador.

O palestrante será o contador e auditor Wesley Figueira, mestre em Finanças Corporativas e sócio-diretor da VBR Brasil Group. 

Esta palestra trará uma análise detalhada dos possíveis impactos da nova regulamentação sobre empresas envolvidas em transações de bens tangíveis, como mercadorias, e intangíveis, como serviços, propriedade intelectual ou empréstimos entre empresas afiliadas situadas em distintos países.

“Figueira é um parceiro de longa data na Comissão CRCPR Auditoria Contábil, cujas atividades tive a satisfação de iniciar em 2017, como coordenador. Com sua ampla experiência e conhecimento profundo sobre preço de transferência, ele nos esclarecerá detalhadamente quanto aos potenciais impactos da nova regra para as empresas por ela impactadas”, afirma o presidente. 

Para se inscrever para o evento, clique aqui!


26/4 - Sexta-feira: Comissão CRCPR Diversidade e Inclusão promoverá live sobre contratação de pessoas diversas no contexto organizacional e contábil

No dia 26 de abril, sexta-feira, às 10h, a Comissão CRCPR Diversidade e Inclusão promoverá a live "Contratação de Pessoas Diversas no Contexto Organizacional e Contábil: Experiências e Perspectivas Futuras", com transmissão pela TV CRCPR

Quatro palestrantes debaterão o tema: os contadores e integrantes da Comissão CRCPR Diversidade e Inclusão Iago França Lopes (coordenador) e Alessandra Fernandes Bichof, o contador Fabian Algarte da Silva, além da consultora Beatriz Santa Rita, especialista em Diversidade e Inclusão. 

Este evento tem o objetivo de promover a inclusão e diversidade no ambiente contábil por meio da discussão sobre a contratação de pessoas LGBTQIAPNA+, destacando experiências inspiradoras e delineando perspectivas futuras para um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário.


Para se inscrever, clique aqui!



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.