Mensagem do CFC aos Profissionais da Contabilidade

Caros profissionais, é com grande satisfação que, em nome do Conselho Federal de Contabilidade, dirijo-me a todos para parabenizá-los por esta data tão importante.

O dia 25 de abril foi reservado à Classe Contábil, para a celebração nacional de todos os incontáveis méritos dos profissionais brasileiros, por iniciativa do saudoso senador da República João Lyra Tavares. A história da profissão registra que foi em 1926 que o senador – e profissional da Contabilidade – iniciou as lutas pela regulamentação da profissão contábil. A tão desejada regulamentação da profissão veio em 1946, com o Decreto-Lei nº 9.295.

Após muitos anos de lutas e de inúmeras conquistas da Classe, a campanha “2013: Ano da Contabilidade no Brasil”, lançada no dia 18 de março deste ano, em Sessão Solene do Congresso Nacional, acrescenta um novo capítulo à história da profissão no Brasil.
Com esta Campanha, que é de todos os 500 mil profissionais da Contabilidade do Brasil e das 84 mil organizações contábeis, estamos dando um passo decisivo na busca pelo reconhecimento que a nossa profissão merece.

Nas últimas décadas, a importância da Contabilidade para o gerenciamento dos negócios cresceu muito, e a profissão adquiriu um novo patamar no mercado de trabalho. Isso é um fato comprovado por dados do Ministério da Educação: no segundo semestre de 2012, a procura por cursos de Ciências Contábeis dobrou, colocando a Contabilidade entre as dez carreiras mais procuradas pelos jovens no Brasil.

E não é somente no nosso País que a Contabilidade apresenta uma trajetória ascendente no mercado de trabalho. Uma pesquisa recente, feita nos Estados Unidos, mostrou que a profissão contábil está entre as melhores para se conseguir emprego.

Além disso, há pesquisas que apontam a Contabilidade como a quarta profissão mais demandada do mundo e a que apresenta o maior crescimento de ingresso de mulheres.

Hoje, os profissionais da Contabilidade atuam em um mercado de trabalho com atribuições cada vez mais complexas, que exigem domínio de conteúdos multidisciplinares e a incorporação de conhecimentos modernos, como o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped), o Extensible Business Reporting Language (XBRL), o International Financial Reporting Standards (IFRS) e outros.

Merece destaque também o atual processo de aprimoramento da contabilidade do setor público – colocado em prática pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) em parceria com uma série de entidades, inclusive o CFC, que participou da elaboração das novas normas –, uma vez que o papel dos profissionais da Contabilidade, no âmbito da Administração Pública, é fundamental para a boa gestão dos recursos públicos, para a transparência e para a melhoria dos gastos.
Nós, profissionais da Contabilidade, temos muitos motivos para sentir orgulho da profissão que escolhemos. Por isso, vamos comemorar esta Data o ano inteiro.

Parabéns a todos!

Juarez Domingues Carneiro