Os membros da Comissão de Diversidade e Inclusão Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) João Victor Lucas, Juh Círico e Iago França Lopes participaram do 22º USP International Conference in Accounting e do 19º Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade. Os eventos aconteceram, simultaneamente, na Universidade de São Paulo (USP), entre os dias 27 e 29 de julho.

O coordenador da Comissão, Iago França Lopes, apresentou um trabalho que teve contribuição de professores de diversos estados do Brasil, intitulado "Expectativas de Carreira Acadêmica em Contabilidade, Experiências Socioacadêmicas e Gerações Y e Z: Evidências à luz do Conceito Sócio-Histórico de Modernidade Líquida", oriundo de sua tese de doutorado. Além desse texto, Lopes aproveitou para incentivar discussões sobre a temática “Who Are You?”: The Psychic Effect of Silence, Diversity, Inclusion and Representativeness" e atuou como mediador de inúmeras outras sessões temáticas, o que lhe permitiu contribuir para pesquisas que futuramente serão publicadas em periódicos nacionais e internacionais.

"O congresso USP é um evento de relevância para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos sujeitos presentes nos espaços contábeis. Além das áreas tradicionais presentes no congresso, 2022 foi o primeiro ano da área temática de diversidade, o que abre espaço para a construção de uma contabilidade de cada vez mais inclusão e diversidade", contou o coordenador Iago França Lopes.

Já o integrante João Victor Lucas apresentou o trabalho intitulado "Maquiavelismo e Justiça Acadêmica: a Relação entre a Justiça percebida pelos pós-graduandos dos cursos Stricto Sensu da Área de Negócios e o Traço de Personalidade do Maquiavelismo", além de colaborar também com a discussão sobre os trabalhos "Mulheres no Conselho de Administração: Qual o risco?" e "Afinal, o que motiva estudantes a persistir no curso de Ciências Contábeis?". O profissional participou também da oficina "Métodos e técnicas visuais nas pesquisas em contabilidade", de palestras sobre análises macroeconômica e eleitoral para o ambiente de negócios em 2023 e de falas que abordaram aspectos relacionados ao empreendedorismo de refugiados.

"O Congresso USP de Contabilidade é um evento de alto impacto para a nossa área. Muitos trabalhos excelentes e apresentações maravilhosas. Tive a oportunidade de assistir a uma apresentação incrível de uma pesquisa qualitativa e observo que estamos avançando no tocante à utilização dessa tão importante abordagem metodológica, aplicada nos estudos contábeis", explica Juh Círico.

João Victor Lucas e Iago França Lopes, membros da Comissão da Diversidade e Inclusão Profissional do CRCPR, em evento internacional da área contábil

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.