Maringá: Ano da Contabilidade e 67 anos do CRCPR são destacados na Câmara Municipal

Lançada no início de 2013 pelo Conselho Federal de Contabilidade, com apoio dos conselhos regionais e demais entidades da área contábil, a campanha “2013 – Ano da Contabilidade no Brasil” foi apresentada na última quinta-feira, 5, aos maringaenses, por meio do vereador Humberto Henrique. Na ocasião, a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, destacou também os 67 anos do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná e, por extensão, de todo o sistema CFC-CRCs, criado pelo Decreto 9295/1946.

Além dos vereadores, muitos contabilistas e lideranças da classe participaram da solenidade na Câmara Municipal de Maringá.

Segundo Lucélia, o motivo da campanha, lançada oficialmente em sessão solene no Congresso Nacional, dia 18 de março, ganhando espaço na sociedade e na mídia, em todo o país, é o bom momento vivido pela atividade contábil, com sua importância reconhecida pelas empresas e pela gestão pública, “os avanços que conquistamos profissionalmente”, a convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais, igualando o trabalho feito aqui ao dos países mais desenvolvidos. “Além desse salto de qualidade, crescemos também em número: somos mais de 30 mil no Paraná e quase meio milhão no Brasil”, afirma a presidente do CRCPR.

Estudantes de Ciências contábeis também prestigiaram a sessão.

Em seu discurso, na Câmara Municipal de Maringá, onde ocorreu a solenidade, Lucélia Lecheta lembrou que a contabilidade é uma das cinco profissões mais demandadas pelo mercado de trabalho brasileiro, toda a economia do país passa pela atividade contábil – a única que possui soluções eficientes para o crescimento das empresas. Disse ela que ainda é preocupante o número de empresas que fecham as portas precocemente em nosso país, tudo por falta de planejamento estratégico e financeiro, e porque nem todos os empresários utilizam a contabilidade como ferramenta de gestão; “uma contabilidade correta, moderna, funciona como verdadeira bússola para os empreendimentos”, ressaltou.

Vereador Humberto Henrique; Lucélia Lecheta, presidente do CRCPR e Orlando Chiqueto Rodrigues, presidente do Sincontábil.

Tanto a presidente do CRCPR quanto o presidente do Sindicato dos Contabilistas de Maringá, Orlando Chiqueto Rodrigues, que também discursou, aproveitaram a ocasião para defender uma rigorosa e ampla reforma tributária e condenar o excesso de burocracia, sob o formato de leis, normas e exigências, que atrapalham as empresas e comprometem o desenvolvimento do país.

Orlando Chiqueto Rodrigues, presidente do Sincontábil.

Além dos vereadores, a solenidade foi prestigiada por muitos profissionais da contabilidade, lideranças da classe, pelo vice-presidente do CRCPR Marcos Rigoni de Mello, pelo diretor superintendente do CRCPR Gerson Borges de Macedo e por estudantes de Ciências Contábeis, sendo encerrada com a entrega do brasão do município de Maringá à presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, como sublinhou o vereador Humberto Henrique (PT), uma homenagem à classe contábil, pelo seu importante papel junto às empresas e à sociedade.

Lucélia Lecheta, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná.

Humberto Henrique falou sobre a importância do profissional da contabilidade para o bom funcionamento de uma empresa.

Assessoria de Imprensa CRCPR, com informações da Câmara de Vereadores de Maringá.