Maringá terá curso sobre IFRS dia 26

As “Novas Normas Brasileiras de Contabilidade segundo os padrões internacionais (IFRS)” será tema de curso, dia 26, horário das 8h30 às 17:30, na PUC de Maringá. Além de aspectos históricos e conceituais que remetem às fases de discussão e aprovação das regras, o curso vai demonstrar como as empresas brasileiras devem ser classificadas a partir das IFRS, quais devem adotar o padrão completo; as exigências em relação às micro, pequenas, médias e empresas de pequeno porte.

Segundo o professor Nelson Zafra, o objetivo do curso é orientar os profissionais da área contábil sobre a contabilidade das micro, pequenas e médias empresas e analisar os impactos das novas regras contábeis no Brasil, além de orientar em relação à prática de como classificar e contabilizar fazendo os ajustes conforme as novas regras contábeis, bem como em relação às Demonstrações Contábeis. Zafra é professor de pós-graduação e tem experiência de mais de 30 anos na área contábil e fiscal, ex-presidente do CRCPR, ex-conselheiro do CFC, é membro de comissões para estudo das novas normas brasileiras de contabilidade.

Professor Nelson Zafra

:: Aspectos conceituais;
:: Como devemos classificar as empresas segundo o novo padrão contábil brasileiro;
:: Empresas que devem adotar a norma completa (IFRS completo);
:: Empresas que podem optar pela norma brasileira de contabilidade para pequenas e médias empresas (IFRS PME);
:: Empresas que podem optar pela norma brasileira de contabilidade para micros e empresas de pequeno porte (IFRS ME, EPP);
:: Adoção inicial do IFRS para as PME, ME e EPP:
:: Balanço de abertura;
:: Aspectos práticos na elaboração das demonstrações contábeis no ano da transição de BRGAAP para IFRS;
:: Conciliação BRGAAP x IFRS.
:: Demonstrações contábeis obrigatórias:
:: Notas explicativas;
:: Procedimentos importantes para elaboração das demonstrações contábeis:
:: Conciliação dos saldos;
:: Análise de recuperabilidade de ativos;
:: Depreciação e amortização;
:: Provisões;
:: Contratos de comodatos;
:: Cuidados tributários – ganho de capital;
:: Características qualitativas das demonstrações contábeis;
:: Exercícios práticos.

Clique aqui para mais informações e para se inscrever.